Tava há um tempo pra ir conhecer a Locals Only, um bar cervejeiro, com foco no que é produzido localmente (até para diminuir custos e incentivar a sustentabilidade) e de comida muito saborosa que abriu na Sarmento Leite.
A decoração é um espetáculo à parte. Mistura ideias despojadas e um ambiente meio escola-casa-dos-amigos-pista-de-skate.
Parece incrível, mas a única lembrança do Zelig (lembra? era aqui!) é a escadaria clássica.
Mas muita coisa mudou. Além das cervejas (com foco local, daqui a pouco o Matheus Beust, que foi comigo conhecer, conta um pouco mais pra vocês), as comidinhas também são matadoras. Como essa pizza:
Ou o frango frito com molho barbecue (nossa…).
Outro destaque que me ganhou é que tanto a cerveja quanto alguns produtos (como o doce e o refresco) são servidos em potes.
Como disse pra vocês, levei um especialista comigo. Por isso pedi a ele, o cervejeiro de plantão Matheus Beust, que contasse um pouquinho pro leitor o que achou das cevas locais do Locals:
Sabe aquela sensação de beber uma cerveja que você só encontra naquele seu bar preferido? E se forem duas novidades exclusivas? Com certeza, a experiência será melhor ainda.
Foi assim que numa sexta-feira chuvosa eu e a Sara nos surpreendemos com a qualidade da Fresh Prince of CB e da CDR IPA, que têm receita própria do Locals Only CB e são feitas pela Cervejaria Baldhead, aqui de POA.
Abrimos os trabalhos com a Fresh Prince, do estilo American Saison, que promete deixar “todo mundo maluco no pedaço” com os seus 7,5% de graduação alcoólica. Refrescante e muito bem equilibrada, ela tem final seco e nem dá para perceber que é tão potente de álcool.
Harmonizamos com uma pizzeta de cogumelos e queijo colonial.
(Ps: sem a adição do queijo, a pizza é opção vegana)
O segundo copo, ou melhor, “pote” foi da CDR IPA, meu estilo favorito de cerveja. O amargor de 58 IBU é mesmo “macio, na dose certa”, como promete o cervejeiro da casa. Bem lupulada, tem um ótimo aroma e retrogosto que conquistam os apreciadores da India Pale Ale.
Combinamos essa com frango frito.
(Nota da Sara: esse molho é de morrer – ou viver – comendo!)
Vale conferir os dois belos exemplares que só o Locals Only CB oferece nas suas torneiras – por uma questão de logística e preocupação ambiental, só há cervejas em barris. Uma dica é intercalar com alguns goles de água, que é cortesia no bar.
Fiquei tão fã – das cervejas, e não da água – que voltei dois dias depois para degustar outras. Entre elas, destaco a poderosa Double Doggy IPA, da Maniba, com 80 IBU, e a complexa Belgian Dark Strong Ale (Baldhead), de 10,5% e um baita drinkability.
De saideira, uma boa notícia para encerrar a noite. Nos próximos meses, a família vai aumentar e mais duas cervejas da CDR devem entrar no cardápio, mas isso é assunto para outro post. Até lá e saúde!
Matheus, você está contratado para o braço cervejeiro do Grupo Roteiro da Sara 😀 😀
Também tem um refresco gaseificado de gengibre que é to die for:
E pra fechar com chave de ouro, um pudim com doce de leite coberto com farelo de cuca. Gente, no pote!
No pote!!
Confira o cardápio do Locals Only:
* Valores de abril/2016
LOCALS ONLY CB
Endereço: Rua Sarmento Leite, 1086 – Cidade Baixa – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 3022-4787
Funcionamento: de terça a domingo, das 16h30 às 23h
Para quem curte cerveja:
8 lugares pra festejar o St. Patrick’s cervejeiro em Porto Alegre
Spetaria Gourmet: a revolução dos espetinhos
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.