Nessa quinta é o Dia Mundial do Café. E pra comemorar a data – e essa bebida tão adorada pelos brasileiros, especialmente aqueles que acordam cedo e/ou são jornalistas, o Roteiro da Sara trouxe algumas dicas de lugares para tomar café e curtir um ambiente gostoso.

O café da Duque de Caxias

Café do Duque

Quando visitei o Café do Duque (confira aqui) fiquei encantada com o que encontrei. Ao lado da escadaria da Borges, o local é um recanto de comidinhas saborosas e café tirado por uma barista. Os pães são da La Tasca. Ao meio-dia também tem um almoço delícia com prato do dia acompanhado de arroz, feijão e saladinhas (de segunda a quinta, R$24,90, sexta é R$33,90).

Rua Duque de Caxias, 1354 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3254-0308

Duque: o Café ilustre do Centro Histórico

Pra viver a Zona Sul no Positano

Positano

Um oásis em uma rua charmosa da Zona Sul, o Positano só seria melhor se fosse de frente para o Guaíba. Como quase nenhum lugar tem essa chance, por enquanto, está valendo – e muito. Café passadinho na hora é a opção (um pouco mais cara que os de máquina, mas ainda assim, vale muito) enquanto a gente vê a vida passar devagarinho.

Pra não sentir falta do Guaíba, a rua do lado do Positano tem final em uma espécie de pier – e a gente sonha com o dia que esses lugares estarão em condições de receber o público.

Rua Vicente Failace, 155 – Tristeza – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3392-4155

Café Positano: para a vida passar devagar

Baden: home office com café quentinho

Baden Cafés

Um dos primeiros cafés de Porto Alegre com espaço para home offic(ou, no caso, coffee office, né), você pode escolher uma mesinha na rua, um sofazinho baixo lá dentro ou mesmo dividir espaço em um mesão com outros colegas de trabalho. Muitas vezes o local está lotado de gente trabalhando e tomando café.

Os cafés são ótimos (esse aí da foto é um Irish Coffee), mas não deixe de provar os bolos. São super saborosos e garantem a energia para uma tarde de trabalho. Ou só pra você ir lá

Avenida Jerônimo de Ornelas, 431 – Santana – Porto Alegre

Telefone: (51) 3209-7427

Baden: cafés especiais para se sentir em casa

O café down under do Valkiria

IMG_4047

Os donos moraram um tempo na Austrália, e foi de lá que trouxeram a ideia de um café nos moldes do país down under. Sanduíches deliciososo que valem por uma refeição (provem o de frango, é o único lugar fora da minha casa que curto sanduíche com frango) e o famoso e delicioso banana bread (bolinho de banana fofinho e que cai super bem com o café). Não deixe de provar os cafés saborizados: você não vai se arrepender

Avenida Carlos Gomes, 604 – Auxiliadora, Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3024-3061

Valkiria: um café australiano em Porto Alegre