ATUALIZAÇÃO DEZEMBRO/2016: O PARQUE ESTÁ FECHADO

Nesse mês de janeiro uma boa notícia para quem quer curtir um paraíso natural próximo a Porto Alegre: o Parque Estadual de Itapuã tem mais uma praia aberta ao público. Das três que têm visitação permitida pelo Plano de Manejo local, duas estão liberadas – a Praia das Pombas e a Praia da Pedreira.

A Praia de Fora, única banhada pela Lagoa dos Patos (as outras duas são águas do Guaíba) segue fechada ao público. Suas instalações foram perdidas por saques e depredações, além do sucateamento recorrente em várias gestões estaduais.

Em contato com o blog, o Diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriel Ritter, disse esperar que até o meio do ano os visitantes poderão fazer a compra do ingresso – garantindo a entrada – pela internet. Também a Praia de Fora (que duplicaria a visita do público, pois oferece 700 lugares) está com um processo de abertura de recebimento de projeto para implementar um gerador que capte energia local. Infelizmente, não deve ser nesse verão ainda que o lugar receberá a população.

Parque Estadual de Itapuã: visitação de quarta a domingo, das 9h às 18h. As Praias das Pombas e da Pedreira podem receber até 350 pessoas casa. A das Pombas conta com 50 churrasqueiras. Para entrar, é preciso pagar R$ 6,12 (crianças até nove anos estão isentas). Os dias de maior movimento são sábado e domingo. Informações: (51) 3494-8083.

00ab7897

Praia de Fora Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS

Em março de 2015 o Roteiro da Sara fez uma matéria conjunta para a Rádio Gaúcha e para o jornal Zero Hora mostrando de barco as belezas naturais do encontro do Guaíba com a Lagoa dos Patos. Confere abaixo:

NAS ÁGUAS DE ITAPUÃ

00ab788e

Matéria conjunta em Rádio Gaúcha e Zero Hora.

Fotos: Adriana Franciosi

A 50 minutos de Porto Alegre, em Viamão, fica a Vila de Itapuã, conhecida por abrigar o Parque Estadual de Itapuã. Embora o local tenha seu acesso limitado ao público – das três praias autorizadas para banho, uma ainda está fechada –, o turismo por água na região começa a florescer, mesmo que timidamente.

00ab787f

Um passeio de barco que passa pelas praias da junção do Guaíba com a Lagoa dos Patos pode ser feito a partir do restaurante O Butiá, erguido em uma antiga fazenda às margens do Guaíba e um dos pioneiros em estabelecer um turismo sustentável na vila.

Henrique Möeller, proprietário d’ O Butiá levou a fotógrafa de Zero Hora, Adriana Franciosi, e a mim pra um passeio incrível pelas águas de Itapuã. Confere a entrevista que fiz com ele durante o passeio.

Os visitantes vão até lá atraídos pela gastronomia, mas, quando chegam, ficam surpresos com a vista privilegiada e as belezas naturais.

00ab7885
00ab78a5

O roteiro começa e logo se vê uma paisagem que muitos não acreditariam estar ao lado de Porto Alegre. Em primeiro plano, avistam-se a Ilhota da Ponta Escura e a Ilha do Junco. As praias da Pedreira e das Pombas aparecem em seguida. São margens de areias escuras, águas cálidas e uma vegetação de tirar o fôlego.

00ab78a1

De um lado, Itapuã. Do outro, Barra do Ribeiro. A mudança do Guaíba para a Lagoa dos Patos emociona: as águas se tornam mais bravias; em alguns dias, o barco a motor parece um cavalo galopando sobre as ondas.

00ab7896
00ab78a0

A marca desse encontro é o Farol de Itapuã. Cravado sobre as pedras, foi concluído em 1860 e está conservado. A palavra Itapuã significa justamente ponta de pedra. O local foi palco de batalhas da Revolução Farroupilha e, por ali, também chegaram os primeiros açorianos que colonizaram Porto Alegre.

Entrando na Lagoa dos Patos, o que se vê são praias de longa extensão, pedras gigantescas e um visual que poderia compor um cartão-postal de Florianópolis ou do Rio de Janeiro – sem exageros.

00ab788d

A praia do Tigre está fechada para visitação, mas, de barco, é possível se aproximar sem atracar.

00ab788c

A Praia de Fora tem areias brancas e 16 quilômetros de extensão.

00ab7890

Quando aberta ao público, tem apenas um quilômetro para visitação. Neste momento, após anos de sucateamento e roubo do aparato que levava luz e água para o local, está fechada e só pode ser avistada de barco.

Como chegar

Itapuã está a 50 minutos do centro de Porto Alegre. Pegue a Avenida Prof. Oscar Pereira, siga pela Estrada Costa Gama, dobre à esquerda na Avenida Edgar Pires de Castro, a Estrada do Varejão, e, finalmente, a Estrada Itapuã.​

O passeio acontece no O Butiá (restaurante localizado em uma propriedade privada) e tem duração de uma hora. Informações: (51) 8484-8511.

PARQUE ESTADUAL DE ITAPUÃ: À PROCURA DE INVESTIMENTOS

00ab7883

O descaso com o Parque Estadual de Itapuã trouxe um desafio para os novos gestores. Diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriel Ritter admite que a unidade de conservação está com a estrutura defasada. Por exemplo, apesar do gerador da Praia de Fora ter sido consertado no ano passado, a praia vem sendo saqueada desde 2002 – uma vez que falta pessoal também para fiscalização. Dessa maneira, não há mais fiação elétrica ou torneiras no local.

A gestão do parque ainda não tem ideia do investimento que será necessário para recuperar o local para a visitação pública. Entre os projetos de Ritter, está a venda de ingressos pela internet e a revisão do plano de manejo do parque – que há pelo menos 20 anos previa uma nova maneira de delimitar o uso público que até hoje não foi elaborado.

– Não teremos grandes investimentos do Estado no Parque de Itapuã. Por isso, precisamos pensar diferente. Talvez o melhor caminho não seja o Estado gerir, mas sim fazer alguma parceria com uma empresa que consiga trazer esse viés turístico, insira o parque no contexto da comunidade e dê lucro – afirma Ritter.

O parque hoje tem apenas nove funcionários para organizar e atender 5,5 mil hectares de área.

O BUTIÁ: UM RESTAURANTE COM VISTA PRIVILEGIADA

00ab78a6

A família do idealizador do restaurante O Butiá, Henrique Möller, mantém a propriedade há décadas. Möller decidiu se mudar definitivamente com a família para a fazenda e investir em Itapuã, inclusive contratando apenas jovens recém-saídos do Ensino Médio na região para servir os clientes:

– Desde que o parque virou unidade de preservação, os habitantes o veem como um problema para a vila. A nossa ideia é provocar outras iniciativas sustentáveis, que tragam desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente. Assim, os jovens ficarão por aqui e não precisarão buscar trabalho fora.

O Butiá abre apenas àqueles que têm reserva para o almoço – até porque o acesso é feito mediante senha. No site obutia.com, é possível conferir o cardápio e reservar. O local também oferece stand-up paddle.