Há algum tempo venho desbravando um dos lugares mais encantadores da Serra Gaúcha: os Caminhos de Pedra.
Dessa vez conheci a Casa Vanni. Um restaurante em uma casa de madeira e porão em pedras regulares construída em 1935.
Ela pertence à família Vanni hoje em dia – da qual a chef Jerusa Vanni é descendente direta.
A casa foi totalmente restaurada em 1996 pelo projeto Caminhos de Pedra. Em 2008 o subsolo virou um restaurante e a parte de cima, uma cafeteria.
O cardápio é composto de pratos para uma pessoa. Mas é possível cada um pedir um prato e dividir – são bem servidos, sem exageros. Os valores são muito em conta – se pensarmos que estamos em uma região turística. A carta de vinhos é de se celebrar – muitos e bons vinhos da região, com várias faixas de preços. Também opções de vinhos estrangeiros, selecionados a dedo, não só para brasileiros que fizerem questão mas também para turistas estrangeiros, que cada vez chegam em maior número aos Caminhos de Pedra.
Estava com dois amigos, a Fábia (que já virou figurinha carimbada aqui no blog. Afinal, 25 anos de amizade não são ontem, né!) e o marido dela, o Luciano. Era aniver da Fábia e os dois iam participar também do Mesa de Cinema, que eu apresentava naquela noite no Hotel Casacurta, em Garibaldi.
Vamos então para as escolhas gastronômicas. Começamos com o couvert. Uma foccacia feita lá mesmo e um patê maravilha – entre as misturas, um toque de gorgonzola!
A saladinha de folhas e tomates secos era para compartilhar, não prato único. Destaque pros croutons, muito saborosos.
A Fábia foi de risoto com carne de panela. Gente, quase roubei o dela.
O Luciano é mais fit e escolheu medalhões de filé de salmão ao mel e mostarda com risoto de queijo parmesão. Fit? Olha, esse risoto tava tão maravilhoso e cheio de queijo que o fit, definitivamente, ficou para outro dia…
Já eu fui do meu novo grande amor: talharim com molho de salame. Desde essa matéria onde participei de um almoço em meio aos parreirais da Vinícola Cristófoli (entre outras aventuras enograstronômicas que conto ali) me apaixonei por esse prato tão característico da culinária colonial. E tava muito bom!
De sobremesa o clássico sagu com creme. Ele estava normal, até um pouco doce demais pro meu gosto (que é bem mais neutro quando se fala de doces). Mas…
… essa panna cotta, meus senhores, dava vontade de sequestrar pra sempre! Sobre ela uma calda de pêssego.
Confira todo o cardápio (e também os preços) da Casa Vanni:
*Valores de novembro/2015
Confira também a Carta de Vinhos da Casa Vanni:
*Valores de novembro/2015
Vou mostrar também a cafeteria, que fica no andar de cima.
Os valores são super em conta. Olha só:
Mais algumas fotinhos do local:
E deixa eu apresentar pra vocês a Jerusa e o Fábio, proprietários e entusiastas do lugar! Olha a alegria dos dois – toda essa vibe é o máximo! E coisa mais linda: eles têm a Ana Luísa, que chegou há poucos dias para aumentar a família!
Endereço: Linha Palmero, 44 – São Pedro – Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves
Telefone: (54) 3455-6383
Funcionamento: aberto todos os dias exceto quarta-feira, das 12h às 15h30. À noite recebe confrarias e eventos fechados.
Saiba mais sobre a região:
Cinco opções para curtir o fim de semana em vinícolas da serra gaúcha
Pizzas entre vinhos e vinhedos
De bicicleta pelo Vale dos Vinhedos
Espumantes brasileiros premiados custam de 18 a 55 reais
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.