Será lançado nesse sábado o Festival Binacional de Enogastronomia 2015. Uma parceria das cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), o evento promete a gastronomia e os vinhos produzidos na Fronteira da Amizade de 30 de julho a 22 de agosto.

fazenda palomas

Foto: Divulgação

Todos que vão fazer compras nos freeshops aproveitam para combinar a visita com bons vinhos uruguaios (o tannat é o clássico local, com um terroir para produção que está sendo utilizado também na Campanha Gaúcha) e uma parrillada – o asado de tiras (assim mesmo, em espanhol) é um clássico local. Mais o chivito al plato, a milanesa, o matabre relleno, entre outros…

vinho gaucho campanha

Vinhos produzidos no Pampa (foto: divulgação)

Vinícolas, restaurantes, hotéis, criadores e produtores locais estarão reunidos para uma verdadeira celebração da gastronomia local. A ideia uniu a vizinhança entre as duas cidades – chamada formalmente de conurbação binacional – como sede do evento. Turismo, gastronomia, compras, tudo está previsto na programação: terá Circuito de Pratos e Vinhos do Pampa (confira os restaurantes participantes no final do post), visita a vinícolas, fórum de palestras e aulas-show, comida de rua, exposição e comercialização de produtos regionais, exposição e degustação de vinhos locais, cursos de capacitação e diálogos paralelos.

santana do livramento

Cerro Palomas (Livramento). Foto: Zero Hora

No lançamento o chef Carlo Petrini (presidente do Slow Food Internacional) vai palestrar às 14h30 de sábado no Rivera Cassino Resort sobre a Gastronomia e a Defesa do Bioma Pampa. E o Roteiro da Sara vai estar por lá, contando tudo!

Circuito de Pratos e Vinhos do Pampa

Durante toda a duração do evento restaurantes de Santana do Livramento vão oferecer pratos típicos da culinária regional com harmonização de vinhos. Os ingredientes dos pratos e os vinhos são produzidos na região de Santana do Livramento e Rivera.

Confira os restaurantes participantes (com os valores):

ACOMPANHE AQUI NO BLOG A PROGRAMAÇÃO

Programação geral (30/julho a 22/agosto)

Fórum Enogastronômico (19 a 22 de agosto)

Quer saber mais detalhes? Acompanhe o facebook do Festival.