thumb_IMG_8539_1024

Hoje vou falar um pouco sobre uma das melhores maneiras de conhecer a Europa: de trem. Por vários motivos:

  • As estações ficam localizadas nas regiões centrais das cidades, diferente dos aeroportos que costumam estar mais distantes.
  • O trem noturno economiza tempo de deslocamento e custo de hospedagem: se organizar direitinho, você aproveita todo o dia, pega o trem à noite (não necessita chegar com horas de antecedência) e de manhã já está no seu novo destino.
  • As camas são confortáveis se você viajar à noite.
  • Os trens de alta velocidade são modernos e, como o próprio nome diz, rápidos.
  • Durante o dia é possível acompanhar as mudanças de paisagem pela janela – um dos principais atrativos da Europa.

Passe de trem

Nas férias levei um passe de trem para dois países: Itália e França. Para quem planeja se deslocar bastante de trem, é a melhor opção: algumas viagens são totalmente abonadas, com o passe, e outras, noturnas, tem desconto de mais de 50%.

A Isabella, da CI aqui do Moinhos, em Porto Alegre, me deu todas, eu disse todas as orientações sobre como ativar, quantos dias usar –  é preciso que quem compra o passe fique realmente atento ao passo-a-passo da ativação. Porque insisto nisso? Porque simplesmente, na correria, não prestei toda a atenção às orientações – e olha que além de falar, ela me passou por e-mail todos os detalhes – e acabei não ativando o passe antes da primeira viagem. O que podia ter me custado uma multa quase no valor do passe até saiu barato – levei uma lição de moral do operador de trens em Roma, que cometeu uma pequena infração aceitando acionar o passe após o início do uso.

Mas a regra é que, para poder usar com tranquilidade a gratuidade ou os descontos em trens que o passe permite, as regras devem ser observada. Ele é um documento, válido apenas para estrangeiros (portanto, se você tem também passaporte europeu, lembre de levar o brasileiro para as viagens de trem).

Minha dica? Como o preço comprando direto no site da Eurail é o mesmo que comprando em uma agência de viagens, compre na agência. Além de você poder fazer uma projeção da viagem – e aí escolher exatamente que tipo de passe comprar, para quantos dias, de primeira ou segunda classe, se acontecer algum problema em qualquer viagem você tem uma referência no Brasil para auxiliá-lo.

Melhores países para viajar de trem na Europa

Os melhores países para visitar de trem são a França, a Suíça (que tem os trens panorâmicos, uma atração à parte) e aqueles do Leste Europeu.

A Itália também tem uma boa rede de trens, mas as estações de algumas cidades podem ser muito desorganizados e exigirem um plano B do viajante. Isso aconteceu comigo: tive experiências incríveis. Uma viagem linda e tranquila da Sicília à Roma (noturna, com uma cama confortável em uma cabine só para mulheres com outras três colegas de viagem), com direito até ao trem cruzando o Estreito de Messina de barco, e  outras duas viagens entre Roma e Florença e Florença e Milão lno Le Frecce – trem de alta velocidade extremamente confortável, praticamente um avião.

Le Frecce na estação de Roma

Le Frecce na estação de Roma

O interior do trem.

Poltronas confortáveis e revistas

Poltronas confortáveis e revistas

O valor para essa classe, com o passe de trem que levei, foi de 1o euros. Sem o passe, pagaria mais de 60. Poderia ter ido no mesmo trem, mas em outro vagão mais simples, sem pagar qualquer valor extra. Mas quis ter a experiência dessa classe executiva em um trem de alta velocidade.

O lugar tinha espaço para conectar o computador. Internet também estava disponível no trem, mas havia um custo para conexão

O lugar tinha espaço para conectar o computador. Internet também estava disponível no trem, mas havia um custo para conexão

 

A viagem durou uma hora e meia. Serviram um lanche rápido e um vinho

A viagem durou uma hora e meia. Serviram um lanche rápido e um vinho

 

Mas, a experiência entre Milão e Paris foi diferente. Por um problema de acidente nos trilhos da Suíça, por onde o trem passaria no trajeto Itália-França, acabaram mandando os passageiros de ônibus para a capital francesa.

A viagem seria feita com o Thello, outro trem extremamente confortável que liga ambos os países. O problema é que o pessoal da Trenitália – principal companhia operadora de trens na Itália – em Milão, despreparada para uma situação improvável como essa, não sabia o que fazer com todos os passageiros que aguardavam o trem. Acabei seguindo no ônibus oferecido e cheguei em Paris no mesmo horário que o trem chegaria – mas a confusão de acomodação dos passageiros nos trens foi bem complicada. Mas aí também houve um erro de cálculo meu – trechos mais longos devem ser reservados com antecedência. Como deixei para a última hora. tive que fazer algumas combinações extras e não tinha tempo para ficar mais um dia em Milão (havia a possibilidade de receber o valor extra que paguei pelo trem noturno e viajar outro dia). A ideia inicial era sair direto de Florença para Paris, mas de um dia para o outro não consegui essa viagem. Então, repito: nesse caso, tenha sempre o apoio da empresa de viagem no Brasil que lhe vendeu o passe e faça contato se algo acontecer.

Não me entenda mal: viajaria muitas e muitas outras vezes de trem na Itália. Mas é preciso que estejamos preparados porque a confusão italiana quando algo sai fora do roteiro se parece, e muito, com a brasileira. Mas o lado bom de ter ido parar em Milão sem ter planejado foi conhecer a estação de trem – uma das mais lindas da Europa – e, nas cinco horas entre a chegada e a saída, ter ido até o centro conhecer a Catedral de Milano. Como? Deixei minha mala guardada na estação (ao custo de 6 euros), tomei um metrô ali mesmo e saí de frente para esse espetáculo:

thumb_IMG_8969_1024

Por dentro a Catedral é ainda mais incrível:

thumb_IMG_8984_1024

Logo, apesar de ter ido de ônibus a Paris, foi um presente inesperado a estadia em Milão por algumas horas. E sabe o que mais? Ainda consegui comer mais um prato das maravilhosas massas italianas antes de seguir para a França.

 

Saiba mais:

Eurail (passe global): clique aqui.

Trenitalia (companhia de trens italiana): clique aqui.

Thello (companhia de trens Itália-França): clique aqui

CI (Central de Intercâmbio) Moinhos de Vento: Padre Chagas, 66 – Porto Alegre – telefone (51) 3346-4654. Clique aqui.

 

Confira mais posts sobre a Europa

3 cafés para viver o melhor de Paris

5 dicas para visitar Roma sem pesar no bolso

Um passeio pela Itália de Don Corleone

As portas ensolaradas de Lisboa