#RoteiroDescobre de hoje é com o Renan Jardim. Hoje ele fala pra gente sobre as Termas do Gravatal, em Santa Catarina. O cara que entende tudo de futebol americano na Rádio Gaúcha também curte viajar – e mostra que o lugar vale pra todas as idades. É uma alternativa muito legal para quem quer descansar e renovar o enxoval de cama, mesa e banho (vale muito comprar por lá!). Confere!

O sossego das águas termais de Gravatal

Por Renan Jardim

piscina externa 2

Já pensou em encontrar um lugar onde a única preocupação é relaxar? A cidade de Gravatal fica em Santa Catarina, cerca de 3h50 min de Porto Alegre, ou, se preferir, 341 km: seguindo pela BR-101 até a cidade de Tubarão e depois ingressando na SC-370, até o bairro Termas do Gravatal, na cidade de Gravatal.

Em 1978, uma fonte de água termal começou a ser explorada por uma família que deu início ao grupo de empreendimentos, que hoje possui dois hotéis, um parque aquático e uma empresa de envasamento de água mineral. Os benefícios das águas termais são inúmeros – auxiliam no equilíbrio da pressão sanguínea e também colaboram com bom funcionamento do intestino e rins.

Falando mais especificamente do Hotel Internacional, onde costumo ficar, posso garantir que não há, ao alcance dos olhos, nenhuma imagem que não seja de parar e admirar.

piscina externa

O hotel possui uma infraestrutura completa para quem só quer se preocupar em relaxar. Piscinas de águas aquecidas naturalmente, sauna seca e a vapor, banheiras individuais para imersão, serviço de massagem, banho de argila, limpeza de pele e diversos outros serviços que são oferecidos pelo hotel.

424937_189220201178734_1590810824_n

A gastronomia é outro ponto positivo, ou negativo, caso você esteja pensando em perder alguns quilos. A variedade de pratos quentes, saladas, acompanhamentos e petiscos é muito grande e por vezes, recebe uma temática por dia. Noite italiana, terça alemã, quarta brasileira, domingo gaúcho, etc. O hotel se encarrega de não deixar o hóspede entrar na rotina.

Falando em rotina, colocando sua estadia na prática, o custo de 5 diárias com pensão completa fica em torno dos 3 mil reais. Algumas agências de turismo fecham pacotes que inclui o translado e a hospedagem.

a trilha de 2 kms

Na última vez em que eu e minha esposa (na foto) nos hospedamos no Internacional, fechamos o pacote com a agência e embarcamos na terça-feira pela manhã em um ponto de encontro marcado na frente da rodoviária de Porto Alegre. Saímos às 9h e por volta das 11h, paramos em Osório para um rápido café. Ao meio dia, 1h de parada em Araranguá para o almoço e chegamos em Gravatal por volta das 15h. Todos os gastos nas paradas são por conta do turista, mas durante a viagem, um guia vai servindo café e algumas bolachinhas, além de ir explicando os benefícios das águas termais.

Todo local é cercado por vegetação

Já no Hotel, após se acomodar, os quartos são grandes, com ar-condicionado, cama macia, TV por assinatura e uma bela vista. Ou de frente para piscina ou para o bosque, que possui um belo lago habitado por peixes ornamentais, que deixam a paisagem bem colorida.

mesa café da manhã

O café da manhã é espetacular, com uma grande variedade de pães, cucas e bolos. Uma mesa com frios, iogurtes, geleias e demais acompanhamentos. Pão de queijo, molho de cachorro quente e omelete. Tudo bem servido e acompanhando por sucos de laranja, abacaxi e uva. O café, é claro, também está presente no cardápio matinal.

Para quem deseja uma caminhada para ajudar na digestão, ao redor do hotel uma trilha de 2 km leva o hóspede ao mini-zoológico com macacos, coelhos, aves e uma horta própria após uma passeio pela mata.

vista do quarto para o bosque

A piscina principal fica na parte externa, com água aquecida naturalmente, o que deixa o convite para quem pensa em visitar o local no inverno. Garanto, a água é realmente quente. Tanto que em dias de temperatura elevada, a melhor opção é a piscina coberta, que possui a água em uma temperatura mais amena, mas nenhum dos locais possui água gelada, o que agrada muito o público da terceira idade.

piscina coberta

Em anos anteriores, a cidade de Gravatal era conhecida justamente por ser um lugar destinado a terceira idade, mas esse cenário foi mudando. Por ser um lugar sem muitos “agitos”, não era procurada por pessoas mais novas. Hoje em dia, o local não se transformou, mas viu seus hospedes mudarem o padrão de férias. Casais com filhos ou sem se juntaram aos turistas mais velhos em busca de calmaria.

Vista dos quartos para piscina

Existe uma equipe de recreação que sempre motiva para uma “aula” de hidro na piscina, faz brincadeiras que valem prêmios, como o bingo noturno e convidam para o bailinho, que ocorre no são de festas, mas que não costuma entrar madruga a dentro. Com tantas atividades, os hospedes acabam dormindo cedo.

centro da cidade

Na cidade de Gravatal, fora o hotel, diversas lojas divertem os que procuram roupas a um preço menor. Malharias, roupas de cama, mesa e banho, lembranças da cidade. As opções não chegam a se comparar com um shopping, mas garantem uma boa opção de compras.

A pior parte é realmente o último dia. Não há quem não queira voltar e aconselho seguramente aos leitores do blog #RoteirodaSara: Visite as águas termais de Gravatal pelo menos uma vez nada vida e garanto que não será a única.

Confere o mapa para saber como chegar: