De Salto Alto

Plataforma MMPB analisa letras de canções brasileiras com teor machista

Por Ana Menezes

Todo mundo sabe que a música brasileira é bem diversa, tem gênero musical para qualquer gosto. Jorge & Mateus, Péricles, Thiaguinho, Roberto Carlos, Valesca Popozuda, Vinícius de Moraes… Mesmo trabalhando com gêneros diferentes, eles têm mais em comum do que soam. Todos eles possuem letras de teor machista em seus currículos, que agora estão compiladas no MMPB (Música Machista Popular Brasileira).

“A gente resolveu dar destaque para outras músicas de outros tantos gêneros que também são machistas e mostrar pra pessoas como a mulher anda sendo retratada na sociedade há muito tempo e como isso é sintomático.” conta a ilustradora.

MMPB2

Lançada no início de abril, a plataforma reúne canções brasileiras de sucesso que refletem o machismo presente em nossa sociedade. Basta clicar no botão “shuffle” – inspirado no nome em inglês da função que programa os dispositivos para tocar músicas em ordens aleatórias – para navegar por uma diversidade de mais de cem composições nacionais com letras negativas para as mulheres.

MMPB

Navegar pelo MMPB é um exercício de reflexão e autoanálise. Muitas músicas tidas como românticas, divertidas ou até mesmo empoderadoras, descrevem de forma (nem sempre) sutil violência doméstica, competição entre mulheres, relacionamentos abusivos, entre outras situações que devem ser combatidas. Como ressalta a descrição publicada na página inicial da plataforma:
“Escute com atenção: o descompasso machista às vezes está só nas entrelinhas.”
Resultado de imagem para woman music headphones
COMENTÁRIOS

Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.

Confira as melhores raças de cães para o convívio com crianças

Nos últimos dias resolvemos buscar um cachorrinho para fazer parte da família. Relutamos um pouco para atender esse pedido do Theo, mas acho que agora é a hora. Mas e aí, qual raça escolher?

Tudo vai depender muito do seu objetivo e do temperamento e rotina da família. Quer para companhia? Quer para ajudar a cuidar da casa? O veterinário Gustavo Vicente, da Clínica Mundo à Parte, listou as melhores raças para conviver com as crianças.

1. Vira lata

Essa é a “raça” de cachorro que o veterinário mais indica. É possível encontrar um SRD (sem raça definida) adulto ou idoso cheio de amor para dar para uma família. São dóceis, adaptáveis a qualquer tipo de casa e adoram uma brincadeira e, acima de tudo, muito amor.

2. Golden Retriever

Muito inteligente, de porte grande, pelo longo e bom temperamento, é uma raça perfeita para quem tem filhos que gostam de brincar, correr bastante pela casa e têm muita energia para gastar com um cão bastante ativo.

3. Labrador Retriever

Muito parecido com o Golden Retriever quanto ao temperamento e ao gosto por brincadeiras. Difere pela pelagem curta, embora apresente maior queda de pelos. É um excelente companheiro para toda a família.

4. Dachshund

Sempre em busca de uma nova aventura, são excelentes para brincar com a família toda. Não é recomendado para crianças de muito pouca idade: como têm predisposição a hérnia de disco, é melhor evitar o risco de que a criança caia sobre ele durante uma brincadeira. É uma raça bastante temperamental e muito divertida.

É importante lembrar que, para ter um cachorro em ambiente com crianças, é preciso ter a noção de que o pet precisa de cuidados especiais que apenas adultos podem proporcionar, como levar no veterinário, dar banho, comprar ração de boa qualidade, limpar fezes e urina. Mas é muito importante dividir algumas tarefas com as crianças desde cedo para que elas aprendam mais sobre responsabilidades e cuidados desde a infância.

Outra questão a considerar é sua casa. “Tenho escadas em casa? Tem pátio com um piso antiderrapante para ele brincar? Moro em apartamento pequeno e o piso é escorregadio?”. Todos esses fatores influenciam bastante na hora de escolher o cachorro ideal.

COMENTÁRIOS

Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.