A diminuição de intermediários entre o produtor de alimentos orgânicos e o consumidor final tem possibilitado valores mais justos e um aumento do consumo. Hoje, dou três dicas de entregas ou encomendas desses produtos. Nem

Sou usuária das três, e o momento das encomendas é sempre um prazer! (E, a chegada da cestinha ou caixinha em casa, com tudo fresquinho, é garantia do  melhor almoço da semana!)

Granja Otília

Foto: Granja Otília/Divulgação

Verônica morou na fazenda em Palmares do Sul até os 14 anos. Veio a Porto Alegre, trabalhou com moda, morou em Nova York e, há dois anos (quando o último filho saiu de casa), resolveu com o marido voltar à propriedade, que agora tem o nome de Granja Otília.

Organizou pequenos produtores de Palmares e regiões próximas e, nas quartas e sextas, recolhe frutas e verduras orgânicas, ovos “de galinhas felizes”, pão caseiro e até queijo colonial, levando para Porto Alegre para as entregas na casa dos clientes – sem taxa extra.

Pedidos pelo WhatsApp (51) 99846-3312 (por onde você recebe, também, a lista semanal de produtos disponíveis). A Granja tem Instagram: @GranjaOtilia.

Aromas e Sabores do Campo

Foto: Aromas e Sabores/Divulgação

A entrega de alimentos orgânicos (hortaliças, frutas, cereais e ovos) é realizada uma vez por semana em Porto Alegre – sempre nas terças-feiras. Na semana anterior, a lista dos produtos disponíveis é publicada no Facebook (facebook.com/aromasesaboresdocampo) ou enviada por WhatsApp.

Além da produção própria, em Viamão, a Aromas e Sabores também recebe produtos de agricultores parceiros de regiões vizinhas.

Pedidos pelo WhatsApp (51) 98217-1954.

Tribo Viva

Foto: Tribo Viva/Divulgação

A rede de consumo colaborativo Tribo Viva foi uma das primeiras a organizar a participação de produtores locais para diminuir os intermediários na venda ao consumidor. Oferece todas as semanas a opção de cestas prontas ou alimentos orgânicos escolhidos separadamente (essa opção é uma novidade).

A encomenda é enviada a endereços espalhados pela cidade. O cliente faz o pagamento prévio e busca no local escolhido. O site também sugere serviços de entrega parceiros, contratados à parte.

As encomendas são pelo site triboviva.com.br, onde já é feito o pagamento para reservar os produtos.

Matéria publicada também no jornal Zero Hora de 16.12.17