Já era fã do café da William&Sons Coffee Co., que fornece pra várias cafeterias bacanas aqui de Porto Alegre.
E no mesmo dia em que fiquei sabendo que a micro torrefação tinha aberto um coffee bar (já há alguns meses) me mandei pra lá! Sou fã de cafés especiais e estava curiosa para conhecer.
Esse recado na porta já virou meme nas minhas redes sociais. Eu e a Letícia Duarte sentimos na hora que a vibe seria ótima!
O ambiente é super acolhedor. Sacas de café decoram o ambiente. E os próprios cafés, além de gadgets super bacanas para preparo, também estão à venda.
O café é torrado lá mesmo, e precisa descansar uns dois ou três dias após a torra, que acontece durante as manhãs – quando o café está fechado ao público.
O William&Sons tem dois ambientes. O primeiro tem balcão e mesinhas altas. O segundo, é mais intimista.
E na frente também tem o Isaías, que é um apaixonado pelo líquido divino e faz você se apaixonar também!
Deixamos a opção expresso e fomos de passadinho mesmo. Tem dois tipos de filtro – o da direita é o Haario V60, um tipo que também uso em casa. Ele é todo redondo e tem um buraco no fundo maior – a característica é deixar mais destacadas as nuances do café, a acidez.
O da esquerda é o Kalita Wave (todo em metal). Ele é usado em moagens mais grossas e deixa o café mais adocicado, menos extraído.
Fomos na segunda opção, porque a Letícia gosta de um café com sabor mais sutil.
Ficou super saboroso. E forte – nunca trabalhei tanto quanto naquela noite!
Aí, olha só: a idéia deles é servir café. Seja puro, passado, expresso, com leite, cappuccino… mas para comer, são apenas três opções. Poucas, mas DELICIOSAS! São os coffee bites.
A preferida, de longe, é esse pão de queijo.
Vocês não estão entendendo! Ele é todo, todo, todo de queijo.
Massudo, saboroso, com queijo derretendo dentro, praticamente. Quase difícil de terminar, de tão massudinho!
Os outros dois coffee bites são o cinnamon roll (espécie de pãozinho enrolado com açúcar e canela) e um brownie 70% cacau.
Esse creme doce em cima é divino. Pena que eu já tinha atacado o pão de queijo. Na próxima, vou só pra fazer aquela dobradinha latte com cinnamon roll.
O brownie é mesmo para quem ama chocolate. 70% cacau de origem criola produzido na Bahia. Assim como acontece com os cafés, o pessoal acompanha toda a produção da matéria-prima desde a fazenda.
Saímos do balcão e fomos pro fundo – um outro ambiente, também muito legal!
Antes, só pra mostrar que também é possível sentar no balcão em frente ao aparelho de torra.
O ambiente no fundo é super tranquilo. Janelão, mesas e sofás confortáveis, wi-fi.
Galera vai pra lá trabalhar e degustar os cafés. Sério, muito amor por esse lugar e esse conceito!
Aí o Gustavo Albuquerque, um dos sócios do café, trouxe um brinquedinho pras duas (acho que as nossas risadas chegavam até a outra sala, né Letícia).
Só piorou 😀 – agora a gente tinha o brinquedo dos aromas. Assim como o vinho guarda toda uma sorte de cheiros, com o café acontece o mesmo. E a gente se divertiu tentando adivinhar o que tinha em cada frasco!
Pausa pra mais café. Quem, quem, quem ficou pulando a noite toda? Adooooro!
Esse é um com leite. Saboroso. Queria de novo!
Pausa pra declaração de amizade forever!
Olha as carinhas cafeinadas das duas pessoas. Essa aí da foto é a Letícia, vocês já viram ela um monte aqui no blog, né! A gente anda fazendo vários roteiros porque ela tá indo passar uma temporada estudando e musando nos EUA. Tô tipo fazendo de conta que nem lembro que vou ficar sem ela. Mas sabe o que importa? Ela vai ser ainda mais feliz! Vai lá, Conks!! (e guarda o sofá da sala pras minhas visitas! Roteiro Califórnia, aí vamos nós!) <3
Fim da pausa para declaração de amizade forever.
Então, a gente adorou o lugar. Voltarei pra ler, escrever, tomar café e curtir a vida devagarinho…
Ah, os preços! Olha só!
*Valores referentes a dezembro/2016
A gente viu passar um cold brew (café em infusão fria) com tônica, mas faltou espaço pra ele. É novidade e custa R$15.
A idéia do William&Sons é muito bacana: trabalhando direto com os produtores para escolher os grãos de café selecionados (hoje trabalham, segundo me disseram, com cafés de Minas, Bahia e São Paulo), torrando e moendo de maneira a manter as características sensoriais o mais completas possíveis, para que o ato de degustar o café seja uma experiência intensa. Amei!
WILLIAM & SONS CAFETERIA E MICRO TORREFAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS
Endereço: Rua Pedro Ivo, 492, Mont’Serrat – Porto Alegre – RS
Telefone: (51) 98409-9803
Funcionamento: de terça a sábado, das 13h às 19h30
* excepcionalmente nos sábados de Natal (24) e Ano Novo (31) o café não abrirá
OUTROS CAFÉS BACANINHAS EM PORTO ALEGRE
Vive Le Café: um pedacinho de Paris no Moinhos de Vento
Duque: o Café ilustre do Centro Histórico
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.