Hoje, dia 1º de novembro, é o dia Mundial do veganismo. A data celebra o veganismo em todo o mundo.

Mais do que uma escolha alimentar (não consumir qualquer produto que tenha origem no que o vegano entende como exploração animal – por isso produtos com ovos, leite e mel também não são aceitos), o veganismo é uma filosofia de vida.

Eu, vocês sabem, sou carnívora (consumo produtos de origem animal). Mas acho muito bacana o trabalho que vem sendo feito por restaurantes em Porto Alegre de produzirem comida saborosa e vegana, o que vem atraindo muita gente como eu – que gosta de carne, mas que curte a ideia de abrir mão, às vezes, se a comida for saborosa. Por isso, o blog já passou por todos esses restaurantes veganos. Faz tua listinha, vai conferir e depois me conta o que achou!

UM MANTRA PARA ACALMAR A FOME

Mantra Grastronomia

Além de um cardápio que varia todos os dias – com releituras saborosas de pratos da culinária brasileira regional – o Mantra também trabalha com tele de hambúrguer e de sushi à noite. Ah, e nos sábados, também tem banquetes temáticos. Nhac!

Santo Antonio, 372 – Independência, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o Mantra clicando aqui

A COMIDA CHEIA DE SABOR E CRIATIVIDADE DO  LA ROUGE

La Rouge

Nossa, a comida do La Rouge é uma obra de arte. No visual, no sabor, na criatividade. Os doces são uma atração à parte. É um restaurante que deveria abrir mais dias da semana à noite – por enquanto é só nas quintas. Mas vale muito a visita!

Av. Mariland, 1587 – Mont’Serrat, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o La Rouge clicando aqui

GOVINDA: A FAMOSA PIZZA NATUREBA DO BOM FIM

Govinda - 30

O Govinda já é um clássico junto ao Parque da Redenção. As pizzas à noite são concorridas. No almoço, funciona com um buffet. Quando fui, ainda existiam algumas opções vegetarianas – mas o garçom me disse que a tendência era cada vez mais o foco era diminuir os produtos de origem animal.

Av. José Bonifácio, 605 – Bom Fim, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o Govinda clicando aqui

AS COMIDAS COM SIMPLICIDADE E DELÍCIA DO EL PASÍTO

El Pasito - 15

O El Pasito tem dos melhores pratos do dia veganos que já comi. Mas o que é muito bacana é a maneira como preparam xis burger e cachorro-quente veganos. Sério, muito gostoso (falando agora, quase meio-dia, me dá aquela vontade de provar de novo). Só é preciso confirmar os horários que está aberto. Essa semana, por exemplo, tem promoção de combo vegano (xis + suco ou cachorro + suco) por R$18. Os sanduíches, sozinhos, custam R$13.

R. José do Patrocínio, 824 – Cidade Baixa, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o El Pasíto clicando aqui

PF VEGANO DO DONNA LAURA

Donna Laura - 12

Outra daquelas descobertas que veio através de sugestão de leitor. O Dona Laura é tão pequeno que você quase passa pela frente. São poucos lugares, às vezes é preciso esperar um tempinho – ou contar com a boa vontade de alguém que está sozinho na mesa e oferece um lugarzinho. Mas vale! É comidinha com gosto de casa.

R. Cel. Fernando Machado, 1164 – Centro, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o Donna Laura clicando aqui

A INCRÍVEL COMIDA DO VÊ

Ve Emporio e Restaurante Vegano - 29

Esse é outro daqueles que surpreende. Fui num sábado e botei o pé na jaca – ou melhor, na carne de jaca, que é deliciosa e eles também servem lá em alguns dias (torce pra ter quando você for). É o vegano com mais opções onde já fui – e todas as comidas têm sabores diferentes.

Av. Lageado, 1265 – Petrópolis, Porto Alegre

Saiba mais e confira o post sobre o Vê clicando aqui