E na quarta edição do Roteiro das Gurias, o Uruguai veio até Porto Alegre nas mãos da super Fabiana Aguinsky, da loja Le Carroussel de Rivera. Esse encontro bacana, onde convido as gurias com quem trabalho (rádio, jornal, web ou vida) e a gente conversa, come, bebe e é muito feliz!
Pra comemorar que agora é possível trazer queijos e outras delícias do país vizinho, fizemos uma imersão no que nossa fronteira tem de melhor (tá, parte do que nossa fronteira tem de melhor. Mas parte super saborosa).
A Fabi tem um espaço gstronômico muito legal na casa dela, aqui em Porto Alegre – é onde ela recria o Uruguai, e algumas vezes até outros países, depende do que está servindo para os amigos. Um queijos e vinhos frances, tapas e vinhos espanhóis, essa uruguaia doble-chapa ama preparar a casa pra o que a gente ama fazer – comer e beber entre aqueles que queremos bem.
E a noite foi incrível. Presta atenção no que foi servido e na apresentação. O bacana é que não é difícil montar uma mesa assim, seja o que for que você tiver em casa.
Frutas secas e nozes também são um ótimo acompanhamentos para vinhos brancos e tintos.
Os pães estavam lindos – mas, confesso, foram os menos elmbrados nessa mesa. Também, né!
Preciso falar para vocês, especialmente, sobre essas duas vinícolas uruguais. A Bouza e a Narbona (que produz o incrível Luz de Luna).
Este Bouza está entre os melhores Merlot que já provei. Uma estrutura riquíssima e equilibrada. O primeiro gole te dá uma euforia, porque provoca tantas emoções e sentimentos desencontrados que é viciante.
Já esse Tannat é um clássico lindo, que pede un tantinho de decanter (olha que bacana esse que ela trouxe, aumenta a superfície de contato do vinho com o ar, mas controla a quandidade de entrada desse mesmo ar. Sempre penso muito sobre ser ou não um vinho para decantar. Não esquece que o bichinho tá ali, quietinho, dentro da garrafa, e de repente a gente dá um choque no vinho, colocando ele em contato com o oxigênio e provocando uma evolução brusca. Na dúvida? Sempre pergunte para um sommelier ou quem está lhe vendendo um bom vinho e é conhecedor. A Fabi chega a me atender via Facebook pras minhas mil e quinhentas perguntas semanais (a maioria delas, super simples, porque é sempre melhor perguntar do que não saber, gente! Ok, nos vinhos. Na vida, já tenho outra opinião, mas esse não é um post de comportamento… hahah).
Esse grana padano tem uma história linda. São produtos feitos em Nueva Helvecia, próximo a Montevidéu, no Uruguai. O pai da Fabi Aguinsky foi o primeiro a trazer para a fronteira, há mais de 30 anos. Por isso hoje a Le Carroussel tem uma câmara para finalizar a maturação lá na loja em Rivera – que já é inclusive atração turística, olha aqui.
Era tanta coisinha gostosa que nem consegui provar tudo…
(esse gryuère, ah, esse gruyère…)
Aí, direto do Uruguai, ainda chegam essas mini linguicinhas recheadas com queijos. Não, vocês não estão entendendo!
E esses panchos sem pão? Sim, é isso m esmo. Você coloca mostarda dijon e curte sem pão.
Confesso, eu peguei um pãozinho, porque também é bom e, bom, cês me conhecem…
Ah, esse super time de amigas-colegas-do-coração. Da direita pra esquerda: Milena Schoeller (que desde o primeiro Roteiro das Gurias passou a se interessar tanto por vinhos que hoje é quem manda no nosso grupo de Whats sugestões e ofertas de vinhos que encontra por aí), Michelle Raphaelli, Renata de Medeiros, Angela Chagas e Kelly Matos.
Olha aí a Natália Pithan, Mariana Ceccon e a mamis da Nati, a Dulce (que já adotou nós todas!).
E o pior-melhor-trio-que-essa-fronteira-já-viu: eu, a Fabiana e a Juliana Palma.
Essa selfie tá cada vez mais bacana, a cada episódio do Roteiro! E olha também a Yasmin Luz e a Maria Eduarda Fortuna!
MAS PERA AÍ PARA TUDO QUE AINDA NÃO ACABOU!
Ou vocês esqueceram da sobremesa? Na-na-ni-na-não!
O Roteiro fechou com Temos Bolo (olha que bacana o site no Face). Olha esse bolo de limão fofinho, decorado com raspas…
Mas o meu preferido toda a vida é esse: de cenoura com cobertura de brigadeiro.
Tenho até que mostrar por dentro. É muito fofinho e… ai, queria agora.
E pra fechar a última foto, docinhos de merengue recheados com ovos moles. Esses não são do Temos Bolo.
Ah, essa foto roubei do Face da Fabi. Também chamada de “o dia seguinte ou quantes garrafas maravilhosas se foram em uma noite incrível”.
Eu amo o Uruguai, o primeiro país que conheci no exterior. É pra mim a marca de início de uma vida linda de viagens e descobertas. Obrigada, Fabi, por reviver um pouco da tua terra pras gurias do Roteiro. E em outubro eu levo Porto Alegre pra Rivera/Livramento porque não vou perder de jeito nenhum o Festival Internacional do Cordeiro. Uma ideia genial e deliciosa para movimentar a gastronomia da nossa fronteira tríplice – Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Durante todo o sábado, dia 22 de outubro, assadores brasileiros, uruguaios e argentinos vão disputar o para descobrir quem assa o melhor cordeiro. E os visitantes vão poder curtir o resultado dessa disputa deliciosas em um almoço em pleno Parque Internacional, acompanhado dos melhores vinhos dos três países!
Para quem quiser ir, a ONG Turintegra (que trabalha para aproximar os dois lados da fronteira) está organizando saída de Porto Alegre na sexta, em carro leito, com duas noites em hotel em Rivera ou Livramento e retorno no domingo. Inclui degustações de queijos e vinhos e o almoço no sábado. Informações pelo festivaldocordeiro@gmail.com ou pelo (51) 9113-5565 / (51) 9307-2349
Confira os Roteiros das Gurias que já rolaram:
Roteiro das Gurias: um Porto de delícias no Navegantes
Bacalhau às natas e vinho português no primeiro Roteiro das Gurias
Vinhos Boscato e Peppo Cucina: pra fazer a felicidade das gurias
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.