thumb_IMG_2487_1024

A jornalista Janaína Camara da Silveira viveu sete anos em Pequim, na China. Antes de embarcar nessa viagem, era minha colega de noite – eu como apresentadora do Brasil na Madrugada, da Rádio Gaúcha, ela como editora noturna do ClicRBS. Perdi a conta de quantas vezes saímos às três da manhã do trabalho para festivais gastronômicos de sopas, xis e outras delícias até o raiar do sol.

Hoje, é claro, as nossas vidas mudaram. A Jana vive no Rio de Janeiro e está aqui essa semana para lançar um guia muito legal sobre a China (lá no fim do post você confere as informações sobre o livro). Como não consegui ir ao lançamento no Instituto Ling (que foi super concorrido), ela me convidou para almoçar no You Yi, aqui em Porto Alegre: “Sara, tem pratos lá que são melhores que na própria China”. Foi a senha pra não pensar duas vezes.

Cheguei antes e, com fome, pedi uma dupla de rolinhos primavera.

thumb_IMG_2465_1024

Estavam incríveis. Especialmente acompanhados dos molhos que já estão à disposição na mesa (o agridoce é meu preferido):

thumb_IMG_2460_1024

Enquanto esperava pela Jana, fiquei curtindo o local. A mesinha perto da janela já é oficialmente minha.

thumb_IMG_2458_1024

E os detalhes? Lindos.

thumb_IMG_2456_1024

Mas aí a Janaína chegou e meu estômago já estava nas costas (mesmo com os rolinhos). Ela, ainda mais exagerada do que eu, fez um pedido para três pessoas que provavelmente alimentaria uma família.

Primeiro os pasteizinhos meia-lua. Deliciosos. De acordo com a Jana, na China existem restaurantes com rodízio desses dumplings – só muda o recheio, tem de amendoim, carne como ovelha, vegetariano… esses aqui são com recheio de porco. E feitos no estilo do norte da China – fritos.

thumb_IMG_2476_1024

Já o shalon é diferente do anterior porque não é frito, e sim cozido. O recheio também é de porco – e mais característico de Xangai.

thumb_IMG_2482_1024

Aí fomos para os pratos principais. Já comendo mesmo com os olhos, porque o estômago estava satisfeito. Mas os olhos, ah, esses sempre têm espaço pra mais um pouco…

Porco agridoce. Um dos meus pratos chineses preferidos.

thumb_IMG_2487_1024

A surpresa foi o sabor do tofu com camarão. Eu nunca teria pedido tofu se a escolha fosse apenas minha. O que me faria perder a textura e o sabor incríveis desse prato.

thumb_IMG_2488_1024

Para acompanhar (sério, acreditem, a Janaína ainda escolheu um acompanhamento) foi o risoto chop suey.

thumb_IMG_2485_1024

Já aproveito e mostro o cardápio pra vocês – com os preços e outros pratos típicos. E pelo que a Janaína garantiu, todos muito saborosos:

Após esse verdadeiro banquete, conversei com a Janaína sobre o guia. O China – O Melhor de Pequim e Xangai foi um trabalho de um ano que teve a colaboração da jornalista Fernanda Morena.

thumb_IMG_2520_1024

O guia tem formato pocket e é super completo. Tem manual de sobrevivência, o que visitar, turismo arquitetônico, onde comer, comprar e sair. Tudo com o bom humor e o olhar curioso da Jana. Perguntei porque os turistas vão à China hoje em dia. Os motivos são vários, ela me garantiu: o país não é mais aquela confusão caótica. Muito pelo contrário – hoje a China está em constante evolução. Além, é claro, das atrações imperdíveis como a Muralha da China (construída para tentar impedir a invasão pelos mongóis) e a Cidade Proibida.

CHINA: O MELHOR DE PEQUIM E XANGAI

Autora: Janaína Silveira

Editora: Pulp 

A super Janaína Silveira, autora do guia

A super Janaína Silveira, autora do guia

RESTAURANTE YOU YI

Rua Cândido Silveira, 242 – Auxiliadora – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3342-3828

Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 14h e das 19h às 23h. Sábado e domingo das 11h30 às 15h e das 19h às 23h. 

Não tem estacionamento próprio. Trabalha com cartões de crédito VISA e MASTERCARD.