Que a Europa é um dos destinos mais sonhados pelos viajantes, todo mundo sabe!

O que a gente também sabe é que o euro está alto para os padrões do real e algumas opções que ajudem a deixar a viagem menos pesada – mas mesmo assim, divertida – valem muito a pena.

Nessa passada por Roma conferi dicas de amigos, descobri outras tantas e preparei esse post com cinco maneiras de viver Roma intensamente e poupando em euros! Confere:

ONDE TER A MELHOR VISTA DA CIDADE

thumb_IMG_8337_1024

Hordas de turistas que tomam os museus do Vaticano para ver a Capela Sistina também se aglomeram para subir os degraus apertados que levam à cúpula da Basílica de São Pedro. Se você enfrentou as filas dos museus, não pense duas vezes e siga para o Trastevere (Tras Tevere, além do rio Tevere, que é como o Tibre é chamado em Roma).

thumb_IMG_8319_1024

Se você viu o filme A Grande Beleza (que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014) deve lembrar do turista japonês que tem uma parada cardíaca no início do filme após ficar embasbacado com a visão que tinha de Roma. Pois isso se passava exatamente aqui, no Parque Gianicolo.

thumb_IMG_8361_1024

Quando fui embora já era noite, e a Fontana se mostra ainda mais linda

Na subida, poupe o fôlego: você vai precisar dele quando se deparar com La Fontana dell’Aqua Paola. Impressionante exemplo de fonte em arte barroca construída no início do século XVII pelo Papa Paulo V comemorando a restauração do antigo aqueduto romano.

Como chegar: Ônibus 34, 46, 46b, 64, 98, 881, 982, e 916 (piazza della Rovere), 23 , 280 e 116 (Lungotevere Gianicolense), 870 ( piazzale Garibaldi). Entrada: pela via Garibaldi ou pela salita di Sant’Onofrio. 

ONDE COMER

O grande desafio em lugares super turísticos como Roma é fugir das furadas de restaurantes pensados só para ganhar os trocos dos visitantes. Vou sugerir dois lugares com valores super em conta e sabor incrível!

LA MONTECARLO

thumb_IMG_7825_1024

O Eduardo Nasi, jornalista, me deu a dica: “vai no Montecarlo, meus amigos romanos me levaram lá e é muito boa˜. É mesmo. Até o Morrisey apareceu por lá, fez fotos e colocou o lugar nos guias turísticos de Roma:

thumb_IMG_7819_1024

Um vinho da casa, ruazinhas típicas do centro de Roma… pra ser feliz não precisa muito, não é?

thumb_IMG_7809_1024

Lá o serviço é rápido e vale muito a pena. E lá você encontra a pizza italiana exatamente como é: mais atenção para a massa fininha, queijo, molho, presunto (às vezes) e ovo e alcachofra (também às vezes).

thumb_IMG_7811_1024

Pedi antipasti antes.

thumb_IMG_7807_1024

O valor de tudo não passou de 20 euros (eu podia ter pedido bem menos, mas quis provar o antipasti. A pizza não chega a dez euros.).

Vicolo Savelli, 13, Roma, Itália

ANTICO FORNO ROSCIOLI

thumb_IMG_7925_1024

Nem sei por onde começar aqui. Você vai encontrar a pizza rossa (massa de pizza coberta apenas com delicioso molho de tomate) e pizza bianca (a massa da pizza, um pouco mais alta, é assada e serve como uma espécie de pão para sanduíche. Peça de mortadela, nossa… maravilhoso!), tradicionais na cozinha italiana.

thumb_IMG_7911_1024

Mas não é só isso: todo o tipo de pizzas, pães, brioches, colombas, panetones, pães, pastas…

thumb_IMG_7907_1024

Pode comer no local, mas também pode levar para um piquenique. Que tal às margens da Tibre ou na vista incrível do Trastevere, que mostrei li em cima?

Roscioli conheci durante um tour gastronômico para o qual fui convidada pela CI de Porto Alegre – dentro do projeto chamado Mochilão Gastronômico. São roteiros muito legais para aquelas pessoas que adoram conferir a comidas típicas de cada lugar. Tem até aula de culinária – em outro post conto sobre como eu aprendi a fazer massa em Florença (e dou as dicas que recebi, claro). Tem outras opções de roteiro, confere aqui.

O QUE VISITAR

thumb_IMG_8062_1024

COLISEU E FORO DE ROMA

Se a grana está curta, a quantidade de museus em Roma pode ser um motivo de ansiedade. Praticamente todos cobram uma entrada que varia de 10 a 20 euros (aumenta se você reservar pela internet, uma maneira de fugir das filas especialmente nos Museus do Vaticano, por exemplo.

Minha dica: se tiver que escolher um lugar, escolha dois! Isso mesmo: pelo mesmo ingresso, você visita o Coliseu Romano e o Foro de Roma. E como as filas no Coliseu para compra de ingresso costumam ser muito longas – todo mundo começa a visita por ali – a dica é comprar o ticket no Foro. Aí você pode escolher também por qual dos dois começar!

thumb_IMG_8103_1024

A imponência do Coliseu te faz ficar em silêncio, imaginando os milhares de anos de história que esse lugar contempla.

thumb_IMG_8050_1024

Como são lugares super amplos – o Foro, especialmente – o ingresso vale por dois dias.

O Foro é simplesmente uma cidade. Você volta no tempo.

thumb_IMG_8187_1024

O Coliseu a visita acontece mais rápida, mas o Foro merece até um piquenique em seus gramados, entre as ruínas milenares por onde passaram Julio César e Nero.

thumb_IMG_8209_1024

E tem também uma bela vista da cidade (não tanto quanto  do Trastevere, sobre a qual falo mais abaixo. Mas é linda também!):

thumb_IMG_8146_1024

Outro ângulo:

thumb_IMG_8148_1024

O lugar é tão incrível que fiz até um amigo. Não tem zoom de aproximação nessa foto. Ele, óbvio, achava que eu tinha algumas migalhas de presente.

thumb_IMG_8177_1024

Vale mais imagens.

thumb_IMG_8207_1024 thumb_IMG_8237_1024 thumb_IMG_8141_1024

PREÇO 

Bilhete Coliseu: Combinação bilhete Coliseu, Fórum Romano e Palatino, válido por 2 dias – 12 euros.

Você também pode fazer a compra pela internet para evitar filas. O valor aumenta em 4 euros. Clique aqui.

ONDE FICAR

thumb_IMG_7775_1024

Meu computador na mesinha que usava pra trabalhar no “meu quarto”. Clica no link do Saint Peter’s que tem fotos de todos os quartos

SAINT PETER’S ROOF: Esse lugar descobri pelo booking.com. Sou antiga usuária do site e considero uma das melhores maneiras de reservar especialmente bed&breakfast – um tipo de acomodação onde se abre a própria casa – ou uma casa especialmente para isso – com condições de hotel: quarto, banheiro, café da manhã. Nesse caso conheci o . Super bem localizado nas imediações do Vaticano com acesso fácil de ônibus ou metrô. O mais legal é que é atendido pelos próprios donos, a Marilena e o que não moram lá mas transformaram um apartamento amplo e antigo em um b&b cheio de detalhes e cuidados. E que abriu em janeiro de 2015! Então, tudo novinho! O valor que paguei para uma pessoa, em quarto com banheiro privativo (ele ficava no corredor, fora do quarto, por questão de logística do apê, mas era tudo perfeito. Os quartos casal têm suíte) foi de 33 euros. Mas de acordo com a época o valor pode oscilar.

Marilena: +39 320 70 85 042

Gianluca: +39 327 56 30 972

info@saintpetersroof.it

Confira mais dicas do #RoteiroViagem:

10 passeios grátis (ou quase) por Buenos Aires

Um passeio pela Itália de Don Corleone

As portas ensolaradas de Lisboa

As primeiras impressões da multicultural Sicília