IMG_2319

Hoje vou falar de um lugar que amo em Novo Hamburgo, minha cidade natal.

Não apenas pela memória afetiva, mas também pelo sabor que em três décadas nunca mudou.

IMG_2343

Minhas primeiras lembranças da Gosto e Sumo vêm de quando eu tinha menos de dez anos. Passar a tarde com no trabalho da mãe era um evento. Sou comilona desde pequena e a atração para mim eram os sabores do Centro. Sorvete da Glaciê, batida de mamão (e quando o dinheiro dava, feita com sorvete) da lancheria da Galeria Central e o sanduíche da Gosto e Sumo clássico, que levava o nome do lugar. Era pequeno, com preço acessível e cada mordida naquele pãozinho de massa adocicada e recheio saboroso era dada devagarinho, pra não esquecer o sabor…

O sanduíche existe até hoje no cardápio:

IMG_2299

Mas agora que cresci, meu paladar também expandiu. Vou mostrar meus sabores preferidos. Sim, eu estive em Novo Hamburgo semana passada e com a desculpa pra mim mesma que, já que ia fazer um post, valia comer tudo de novo… tá, minha mãe ajudou, mas mesmo assim foi um dia muito glutão. Coisa boa!

Os sanduíches são pensados em escala de ingredientes. Explico. Eu adoro o de palmito. Aí parte do simples: vai pão, palmito,queijo, tomate, alface e maionese. De acordo como se vai adicionando outros recheios, o valor vai aumentando (no fim do post você confere todos os preços e o cardápio). De simples passa a completo triplo com ovo e pepino (esse é o meu preferido! a partir daí ele pode ser gratinado, mas eu sempre prefiro frio. Se bem que ele quente também é uma tentação…). Aí pode ser gratinado triplo com ovo e pepino e por último, a opção mais cara – mas que nunca provei, porque gosto do sanduíche montado mesmo – ao prato completo com fritas, ovo e azeitona.

O sanduíche de palmito é aquele que está no topo do post. E também aqui, ó:

IMG_2315

Que loucura, não é? Ele é perfeito, gente. Sério, precisava de uma Gosto e Sumo em Porto Alegre. Alô, pessoal de Novo Hamburgo!

Pra acompanhar? Sempre um suco de melancia!

IMG_2274

Todos os sanduíches servem como um almoço. Mas a Gosto (como é carinhosamente chamada pelos hamburguenses) também serve pratos no almoço. E é curioso: muito antes dos bistrôs caírem no gosto popular, eles já ofereciam pratos prontos.

Segunda, quarta e sexta dá pra escolher entre strogonoff…

IMG_2268

… ou frango assado. Gente, eu não como apenas. Eu praticamente entro no prato. Não entendo como o sabor continua o mesmo depois de todos esses anos!

IMG_2264

Nas terças e quintas, os pratos são fricassê de frango ou picadinho de carne com legumes. Mas sou fã, mesmo, do strogonoff.

(Pausa no post: comecei sem fome, mas nesse momento estou praticamente mastigando a tela. voltemos ao post.)

Vou mostrar mais um sanduíche, o de atum. Esse pedi pra fotografar pra mostrar pra vocês a opção com pão integral;

IMG_2280

Eles têm vários doces também. Fotografei alguns, mas são várias opções.

IMG_2292

Gosto e Sumo é um lugar tradicional no Centro de Novo Hamburgo. Gerações já passaram por lá – você vê desde crianças até pessoas na melhor das melhores idades passando por lá o dia todo. Sem falar da tele-entrega que funciona durante todo o dia.

IMG_2342

Os donos, André e Fernanda, compraram a lanchonete em 1986. No período de um ano e meio foram quatro donos diferentes. O casal decidiu que faria dar certo: investiram em sanduíches, em uma época onde apenas outros dois lugares em Novo Hamburgo ofereciam um produto tão segmentado. Deu tão certo que o restaurante, que era no fundo de uma galeria (na mesma quadra), logo alugou uma loja de frente pra calçada. Anos depois, foram pra essa casa ampla de dois andares.

IMG_2335

Já falei aqui: me encasqueta como conseguem manter por quase 30 anos o mesmo sabor dos sanduíches e pratos de almoço. Para uma taurina como eu, que tem memória afetiva no paladar, é uma verdadeira benção. Conversando com o André, ele respondeu, meio sem saber direito também, mas certo que “Usar os melhores produtos disponíveis foi sempre nossa marca. E isso mantém a qualidade”.

IMG_2331

Hora de conferir o cardápio:

Pode ter certeza. Na próxima passada por Novo Hamburgo, vai lá e depois me conta o que você achou!

 

GOSTO E SUMO

Endereço: Rua Bento Gonçalves, 2460 – Novo Hamburgo – RS

Telefone: (51) 3594-6260 / (51) 3065-6261

Funcionamento: de segunda à sexta, das 8h30 às 19h. Sábados, das 8h30 às 14h.

 

Quer conhecer outros lanches famosos pelo interior do Estado? O #RoteirodaSara dá a dica:

 

Vale do Taquari: o cachorro-quente incrível do Carmelito e do Beto.

Portão: o café da tarde como na casa da vó da Casa de Cucas Maurer

São Franciso de Paula: o pastel de queijo colonial do Café Tainhas