O #RoteiroDescobre de hoje é com a jornalista Tanira Lebedeff. Correspondente da Rede Globo e Globonews durante dez anos nos Estados Unidos, hoje ela está na TVCOM gaúcha. E ela conta pra gente sobre um lugar que pra Tanira é o mais autêntico pedaço dos EUA: Nova Orleans. 

Um gumbo de sons e sabores em Nova Orleans

Por Tanira Lebedeff

nola arq 2

A viagem perfeita é aquela cujas impressões permanecem, como uma tatuagem, tempos depois.

Eu visitei Nova Orleans exatamente um mês antes da passagem do furacão Katrina, em 2005 – e lá voltei alguns anos mais tarde para fazer uma reportagem sobre a reconstrução da cidade. E se eu tivesse a oportunidade de voltar aos Estados Unidos, onde morei por uma década, voltaria a Nova Orleans. E só.

equipe em NOLA

NOLA (NO, de New Orleans  + LA, que é a sigla da Louisiana) é uma das mais antigas cidades norte-americanas, cresceu debruçada nas margens do Rio Mississippi. Em um tour pelos arredores da Jackson Square, a praça central do Quartier Latin (centro histórico da cidade), entendemos como o vai-e-vem de espanhóis, franceses, americanos, haitianos e africanos fizeram de NOLA um gumbo cultural.

nola jazz

Uma viagem a Nova Orleans aguça teus sentidos. A audição, por exemplo. Foi lá que surgiu um dos primeiros estilos do jazz, o Dixieland, ou New Orleans Jazz. Mantendo essa vocação musical, por todas as esquinas, instrumentistas andarilhos dão shows, solo ou em bandas improvisadas. Mas nenhum roteiro de viagem pode te preparar para o fascinante rendezvous na Rue Bourbon. São 13 quadras tomadas por pubs, bares, lojas – e strip clubs. Na Bourbon Street, de cada porta sai um ritmo diferente: rock n’roll, jazz, blues! E o saborosíssimo zydeco, que tem entre seus instrumentos de percussão uma tábua de lavar roupa.

A algumas quadras dali, ainda no Quartier Latin, fica a Frenchmen Street. É o endereço de antiquários, livrarias e bares com boa música frequentados pelos moradores e desconhecidos pelos turistas. Totalmente “off the beaten path”.

nola arq

A culinária de Nova Orleans é singular; excêntrica e simples ao mesmo tempo.

Foi em NOLA que comi um dos melhores sanduíches da minha vida: o Po’Boy, que é um baguete recheado de camarões empanados e verduras (o nome vem de poor boy, ou menino pobre; era a refeição dos escravos nas plantations).

po boy

Lá também conheci a deliciosa muffulleta, sanduíche feito com um molho de azeitonas e uma audaciosa mistura de frios e queijos.

Nova Orleans é cidade que se desbrava caminhando,  absorvendo sons e cores (o bondinho ajuda nas distâncias maiores). E nada de engatar uma segunda: NOLA é para ser apreciada de-va-ga-ri-nho… Perca-se olhando as vitrines – sobretudo, mimo dos mimos, a da loja especializada em soldadinhos de chumbo!

le petit

Visite o French Market, um mercado público, e se delicie com aroma das n variedades de molho de pimenta. Sabe o Tabasco? É feito na Louisiana.

pimentas

Faça uma pausa no Cafe du Monde  e peça um beignet, que é um bolinho frito considerado iguaria oficial da Louisiana.

beignet

Não estranhe o chão polvilhado de açúcar de confeiteiro: é tradição soprar o açúcar que cobre os beignets no rosto de quem divide a mesa contigo.

nola du monde

O Cafe du Munde funciona 24/7 e só fecha no Natal – ou por alguma eventual passagem de furacão.

beignet 2

E vai que nas tuas andanças tu te topas com um dos moradores mais queridos de Nova Orleans, o ator Brad Pitt. Ele se apaixonou pela cidade quando rodava O Curioso Caso de Benjamin Button e comprou uma casa por lá. Depois do Katrina, Pitt criou uma ONG para tocar a reconstrução do Lower 9th Ward, um bairro da periferia que foi devastado pelo rompimento de uma barragem.

nola lower

As “casas do Brad Pitt”, de design arrojado e resistentes a enchentes, ficaram tão famosas quanto os charmosos sobrados do Quartier Latin ou as mansões de estilo vitoriano de bairros sofisticados como o Garden District.

nola casas brad

Por causa disso, andaram até querendo que ele virasse o prefeito de NOLA!

Não é Las Vegas, nem as famosas praias californianas, tampouco Nova York, Miami, ou San Francisco. Para mim, o melhor e mais autêntico pedaço dos Estados Unidos é Nova Orleans. E ponto.