Curiosidade.

Pra mim um dos sinônimos de gastronomia. De gostar, de ter realmente prazer em uma refeição.

Confesso: nunca tinha provado comida tailandesa “de raiz”. Tem quem me pergunte – Sara, você faz um blog de gastronomia, como vai me dizer isso?

A resposta é simples. Esse é um blog curioso sobre gastronomia. Curioso sobre viagens. Não um blog “sabe tudo”. E  ainda bem! O que quero é descobrir. E levar pros leitores e ouvintes da Gaúcha a minha emoção com novos sabores e lugares.

Bom, porque tudo isso ao falar do Lanna Thai? Porque enquanto estava escolhendo as fotos, veio essa sensação: emoção com os sabores que provei naquele restaurante.

Quando escolhi os pratos, queria as opções tradicionais. Curto o fusion (quando se baseia na culinária tradicional de um país e se adapta ela ou com insumos locais ou ao paladar do público). Mas estava curiosa pelas especiarias – sim, pela pimenta também.

A frente é discreta.

IMG_3324

Não se assuste com a escada. O ambiente é super confortável. Dá pra ir de casal ou com mais gente. Como é pequeno, convém reservar antes.

IMG_3325

Bom, acho que o que todo mundo quer saber agora é sobre a comida, né?

Vamos pelas entradas. Escolhi uma salada de pepino japonês e ovas de peixe.

IMG_3354

Quem acompanha esse blog sabe que por mais que minha comida esteja deliciosa, eu sempre cobiço o prato da minha companhia. Que pediu um camarão crocante com molho agridoce.

IMG_3345

Mas confesso que o que eu queria mesmo era essa salada de rosbife com folhas verdes baby. Olha o marmoreio dessa carne! Claro que provei também, né.

IMG_3350

Aí a gente passou pro prato principal. A chef Thaís Lorea garantiu que esse era uma receita thai super tradicional. Talharim de arroz com camarões (pad thai). Só sei que olhando essas fotos dá vontade de voltar lá e comer de novo.

IMG_3360

Dessa vez não quis roubar o outro prato. Até porque a gente comeu um pouco de cada (sim, estou me aperfeiçoando no golpe “ei, é trabalho, eu preciso provar desse também”). Com vocês, atum selado ao molho de mel e gengibre sobre shitake e arroz negro.

IMG_3367

Teve também camarões com shitake, aspargo verde (eu sou viciada em aspargos, verdes ou em conserva) e mousseline de batata doce e gengibre.

IMG_3372

Acho que vou desistir do meu discurso de “não sou muito fã de doces”. Vou transformar ele em “se tiver sorvete e banana, tô feliz”.

E tinha: banana empanada e sorvete de gengibre (enquanto escrevo, escorre uma lágrima de saudade).

IMG_3375

E tinha o inverso também: o sorvete FRITO (sim, a chef consegue fritar sorvete e fica uma delícia) de capim cidró e banana grelhada com calda de laranja.

IMG_3383

Para acompanhar, escolhemos um espumante rosé brasileiro. Casa Pedrucci, de Garibaldi (uvas gamay e pinot noir, método tradicional). Ainda não tinha tido a chance de provar, aprovadíssimo.

IMG_3341

 

Costumo fotografar parte do cardápio pro pessoal ter uma ideia dos valores. No site do Lanna eles está completo – o que considero delicadeza. Uma das coisas que gosto em Buenos Aires, por exemplo – e sei que em alguns outros países também é assim – é ter na frente dos restaurantes o menu exposto com os preços. Quase todo mundo confere antes de entrar, sem constrangimento.

IMG_3329

Lanna Thai Fusion Cuisine

Rua Barão de Santo Ângelo, 487 – Moinhos de Vento – Porto Alegre

Telefone: (51) 3508-3820

Funciona de terça-feira a sábado, das 19h às 23h.