Você marca o salão, chega lá com uma foto ou revista e pede pra maquiadora copiar o visual. No fim, chega em casa e muda ou tira tudo, porque parece que simplesmente você virou outra pessoa. Quem nunca passou por isso?
Pensando nisso, fui falar com a Vane Chaves, que é maquiadora oficial da Natura. Ela viaja pelo Brasil fazendo palestras, tirando dúvidas e ensinando truques de maquiagem pra mulherada. A Vane preparou uma coluna bem legal, explicando porque é sempre importante preservar o estilo e a identidade de cada mulher na hora da maquiagem.
Dá uma olhada!
“Desde que comecei a maquiar, em meados de 2004, sempre tive uma preocupação antes de pensar na make propriamente dita. Sempre me interessou saber quem era a mulher que eu iria maquiar, entender seus gostos, como ela se vê, o que gostaria de evidenciar ou de disfarçar e até seus hábitos de vida.
Isto porque, na minha opinião, a maquiagem não pode simplesmente transformar uma pessoa em alguém que ela não é. É preciso que haja uma harmonia, e que ela então revele aquela mulher da melhor forma. Mas que, de forma alguma, ela deixe de se identificar com o que vê. Embora pareça subjetivo, no resultado final, esse conceito faz toda a diferença.
Não é porque vou maquiar uma noiva, que obrigatoriamente ela tem que escolher uma make clássica de noiva. Pode ser que ela simplesmente se sinta mais bonita com uma pele incrível e um batom neutro. Um exemplo clássico são os trabalhos de fotos com debutantes, casais ou gestantes. São fotos de momentos que serão eternizados, e que portanto, quando a pessoa olhar daqui há 10, 15 anos, ela precisa se enxergar bela. Nestes casos, sempre tento fugir de acessórios muito datados ou extravagantes, ou ainda que não tenham relação com o cenário das fotos.
Vejo muitas vezes meninas de 15 anos pensando em um ensaio numa cachoeira por exemplo. Aí quando averiguamos o look que ela pensou para esse dia, tem um vestido de festa, com uma sandália de salto altíssima, e um make super marcado. Ou seja, não há harmonia nem com o cenário, nem com a vida real dela, já que no seu cotidiano, esses itens não estão presentes. Por si só, isso já criaria um situação pouco confortável para as fotos, e que certamente se mostra no resultado final”.
A Vane tá super certa, né? Tanto na hora de se maquiar, quando na de mudar o visual ou se vestir, é sempre muito importante descobrir qual é o seu estilo, e mais do que isso, confiar na sua personalidade!
Quer falar com a Vane? Manda um e-mail para: vanechaves@terra.com.br
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.