Na manhã de ontem tive uma experiência muito legal! Fui junto com um grupo de meninas aprender como os shampoos são feitos. A ação aconteceu na distribuidora da De Sírius, aqui em Porto Alegre. Quem nos contou como a mágica toda acontece foi a cientista da marca, Sabrina Rosa, que além de ser responsável por todas as pesquisas e desenvolvimento de produtos, é ainda presidente da De Sírius, que completa em 2015 17 anos de atuação.
A fábrica da De Sírius fica em Alvorada, e a marca apresenta uma preocupação com o meio ambiente, já que trata todo seu esgoto em uma estação de tratamento no local. Outra característica importante, é que eles não testam seus produtos em animais.
Mas agora, vamos a fabricação do shampoo!
Os ingredientes usados foram, em ordem:
- Água – Quanto maior sua qualidade, maior também é a qualidade do próprio produto gerado a partir dela;
- Condicionante – faz com que os fios não embaracem durante a lavagem, além de deixá-los mais sedosos. Também serve para encorpar o produto;
- Silicone – apesar dos muitos mitos sobre o produto, o silicone é ótimo para o cabelo!
- K força – é a queratina, oferece resistência ao cabelo;
- Maciez – produto não oleoso que serve para deixar os cabelos mais macios e sedosos;
- Detergente – lauril foi o produto usado para a limpeza dos fios;
- Ácido Cítrico – Serve para baixar o PH do produto, já que o shampoo ideal precisa ter PH ácido entre 4 e 4,5, assim como o do próprio cabelo;
- Bio- o agente que dá força aos fios, nesse caso, usamos a Aloe Vera (conhecido popularmente como Babosa).
- Fragrância – auto explicativa né? Pra dar aquele cheirinho bom ao produto.
- Pantenol e Ceramidas – servem para nutrir o cabelo. No meu caso eu usei porque são ótimos pra quem tem os cabelos descoloridos ou coloridos por química;
- Elastina e Colágeno – quem quer volume nos cabelos deve apostar em shampoos que contenham na fórmula ao menos um desses compostos;
- Corante – eu optei pelo violeta, também pra ajudar com os fios loiros. A cor ajuda a minimizar o efeito amarelado nos cabelos.
O meu shampoo ficou assim:
A Sabrina também aproveitou pra nos esclarecer alguns mitos e verdades sobre os shampoos.
Mitos:
Queratina demais pode quebrar o cabelo – Na verdade, a quebra pode acontecer se usarmos só a queratina. O ideal é misturar o produto com outros compostos. Uma curiosidade sobre a queratina, é que existem dois tipos, a animal e a vegetal. A animal é obtida através se restos de curtume, por exemplo. Já a vegetal vem de plantas e age forma diferente, pois ao contrário da animal, que age de fora para dentro, a vegetal atua internamente. Sendo assim, a junção das duas é o tratamento ideal.
Silicone prejudica o cabelo, acumula e acaba deixando os fios pesados – O Silicone não faz mal ao cabelo, por ser volátil ele não pesa e não acumula nos fios. Com o tempo foi se criando vários mitos a respeito do produto. Como só duas indústrias detém o poder de comercialização do silicone, algumas marcas optaram por usar compostos parecidos e de menor qualidade, o que resultou em produtos apresentados como contendo silicone, e que prejudicam os cabelos.
Sobreposição de produtos inibe suas atuações: Muita gente acha que se usar vários produtos que agem de diferentes formas ao mesmo tempo, por exemplo, um pras pontas, um antifrizz e assim por diante, vai resultar em um inibindo a ação do outro. Isso só acontece em fórmulas a base de vaselina, que devem sempre ser evitadas.
Faz bem para o cabelo usar shampoo infantil: Mito. O que acontece é que o shampoo feito para bebês tem PH7, diferente do PH do próprio cabelo, que fica em torno de 4 e 4,5. Isso acontece porque o PH7 é o mesmo dos nossos olhos, e as fórmulas infantis o utilizam como forma de não causar ardor nos olhos dos pequenos. Porém, um PH mais alto que o do cabelo acaba deixando-o ressecado.
Todo shampoo precisar ter sal em sua fórmula – Na verdade o sal é utilizado apenas para espessar os shampoos. Porém, outros produtos menos agressivos conseguem o mesmo resultado que o sal. E apesar do que muita gente pensa, a viscosidade não determina a qualidade de um produto. Os shampoos de baixa qualidade costumam usar em sua fórmula muito sal e uma coloração bonita, com muito brilho. Essa coloração é geralmente a base de mica, mesmo composto usado para criar maquiagens. O que acontece e que esse produto acaba acumulando no cabelo, que quando é descolorido, acaba aquecendo e quebrando.
Verdades:
A água prejudica o cabelo – Por incrível que possa parecer, é verdade. Nosso cabelo possui PH entre 4 e 4,5, e a água aumenta esse PH, causando ressecamento. Também por isso que o shampoo ideal precisa ser ácido, possuindo PH entre 4 e 4,5.
Esqueça os óleos a base de petróleo – Se encontrar Óleo Mineral, Vaselina, Parafina, Petrolatum e Óleo de Parafina na fórmula de um produto, repense seu uso, eles prejudicam o cabelo. Uma opção, principalmente para cabelos finos e secos são os Óleos de Trigo e de Karité.
Tem muita coisa que eu nem imaginava sobre o shampoo! Amei a experiência e também as dicas da Sabrina, espero que sejam úteis pra vocês, assim como foram pra mim!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.