* Conteúdo produzido no formato de publinativo para o Castelo Saint Andrews.
No primeiro post sobre o Castelo Saint Andrews, de Gramado (RS), mostrei como é passar um fim de semana com um atendimento luxuoso nos mínimos – e cuidadosos – detalhes.
Você sabia que não é preciso estar hospedado para usufruir dos eventos que o Castelo oferece? Os jantares harmonizados são temáticos, com uma série de rótulo relativos à vinícola (ou destilaria, dependendo da bebida) ou região escolhida combinados com pratos especialmente criados pelo chef Fernando Becker.
Participei de pelo menos três desses jantares e é uma experiência sensorial impressionante. Não importa tanto se você entende ou não de vinhos – as escolhas são impecáveis, para que seu paladar e sentidos compreendam.
Vou mostrar um pouco do que experimentei. No fim do post tem as dicas sobre os próximos eventos gastronômicos, com todas as informações. Você também pode conferir os próximos eventos clicando aqui.
As experiências gastronômicas do Castelo
Foram três jantares diferentes nos fíndis que me hospedei lá. A maior dificuldade é definir qual foi o melhor – são distintas e completas. Teve fondue, teve vinhos da Argentina e rótulos da Espanha.
Tudo é pensado com carinho, nos mínimos detalhes. Começando pela escolha dos vinhos, passando pelo carinho da elaborção do cardápio pelo Fernando, e definitivamente ficando marcado pelo carinho do serviço de todo o staff.
A apresentação dos eventos é rápida e dinâmica, para que os convidados possam curtir os sabores em toda a sua intensidade, mas com alguma informação para deixar a experiência ainda mais rica.
Jantar harmonizado com vinhos da Catena Zapata
A bodega ícone de Mendoza – que tem o grande Alejandro Vigil à frente (lembra que tive uma longa e surpreendente conversa com ele na própria Casa El Enemigo?) – teve uma noite totalmente dedicada a ela. E eu viajei de volta à minha amada Argentina por algumas horas!
Os rótulos escolhidos são super emblemáticos, e estão entre os melhores da vinícola! Essa é grande sacada desses eventos: muitas vezes, provar todos esses vinhos se torna quase improvável.
São raros e exclusivos – e para organizar ou até mesmo participar de um jantar como esse é preciso uma senhora adega.
Festival Vega Sicília
Desta vez fomos até Ribera del Duero, na Espanha. A Vega Sicília é, talvez, a mais importante vinícola daquela região – que produz vinhos também na Hungria (na noite provamos o Oremus Mandolas Furmint e o Oremus Tokaji).
O cardápio teve ossobuco, cordeiro e até creme de pinhão! Uma brincadeira com insumos locais (alta gastronomia é, cada vez mais, encontrar as características do mundo nos produtos da região) e sabores espanhóis.
Noite do fondue
Até a refeição mais tradicional de Gramado tem sua versão alta gastronomia no Castelo! Se eu conto para vocês a emoção de comer vieiras no fondue… saudades desse jantar. Na verdade, saudades de tudo por lá.
Ah, e a harmonização foi sugerida pela sommelier. Perfeita!
O que vem por aí
Neste fim de semana, sábado (5) é a vez do Experience Porto Taylor’s. O Taylor’s é considerado o “príncipe dos vinhos do Porto” – inclusive sendo servido o Porto Taylor’s Late Bottled Vintage, um clássico.
Já em 12 de outubro acontece o Experience Vinhos da Borgonha, com destaque para o espetacular vinho Domaine Antonin Guyom Aloxe-Courton Premier Cru’ Le Fournieres 2008, harmonizando com confit de canard (pato).
No dia 19 de outubro, a experiência é o Festival de Whisky Macallan com charutos Cohiba. Esse evento é um espetáculo: além da degustação de Whisky Macallan, um dos mais premiados single malts do mundo, com algumas garrafas custando até milhares de dólares, o jantar será harmonizado com vinhos e espumantes italianos. A noite finaliza com uma degustação de charutos Cohiba no Cigar Lounge do Castelo.
A champanhe assume o protagonismo da noite de sábado, 26 de outubro, com o Festival Moët & Chandon – marca que dispensa apresentações. Ceviche, vieiras, lagostin e o clássico Beef Wellington estão no cardápio criado pelo chef Fernando Becker.
Já no dia 2 de novembro, as bruxas invadem o Saint Andrews no já tradicional Halloween Gastronômico no Castelo. Gostosuras ou travessuras? A resposta do Fernando Becker é inspirado nas festas do Dia das Bruxas: um menu de quatro tempos exclusivo e que promete surpreender a todos (e já sei que, com ele, não é diferente!) com sabores e aromas de arrepiar.
Uma das alegrias do meu trabalho é poder compartilhar do ambiente onde nasce a mágica – a cozinha!
Confira também:
Minha experiência no Saint Andrews: conheça o único hotel 6 estrelas do Brasil
Castelo Saint Andrews
Telefone: (54) 3295-7700.
O Castelo Saint Andrews Gramado, primeiro exclusive house do Brasil e membro da prestigiada associação Relais & Châteaux ganhou, pelo 7º ano consecutivo o prêmio World Travel Awards na categoria (Melhor Hotel Boutique Romântico).
Além do WTA, o hotel detém o prêmio da Wine Spectator – revista norte-americana especializada em vinhos – como um dos restaurantes com a melhor carta de vinhos do mundo, para o Primrose, o restaurante do hotel. Apenas 88 estabelecimentos em todo o planeta receberam o Best of Award of Excellence 2016 da Wine Spectator.
Esse conteúdo foi produzido no formato de publinativo em parceria comercial com o Castelo Saint Andrews e a operadora do hotel, GJP Hotels & Resorts.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.