* Esse é um post em formato de branded content – produção de conteúdo patrocinada por Zé Pneus
Sou fã de pegar a estrada. É na hora: entrei na Freeway e, não importa o destino, já começo a sentir o ombro mais leve. Respiro fundo. É aquela sensação de viajar, de sair da rotina. Pode ser perto, longe, não importa. A sensação está presente.
Carro, para mim, tem esse significado: viagem e segurança. Mas sempre senti vontade de entender um pouco mais, até para responder perguntas simples e bem-intencionadas como “qual a calibragem do teu carro na estrada?”, ou “posso completar o óleo? Parece baixo”. Atire a primeira chave de fenda quem nunca teve essas dúvidas, em algum momento da história como motorista!
Por isso foi tão bacana a parceria recém inaugurada com a Zé Pneus. Além de serem patrocinadores do 102.3 Soft News (que apresento de segunda à sexta, das 7h às 9h, com o Márcio Paz), também me provocaram a produzir um conteúdo que explique aquelas condições básicas que o carro precisa para pegar a estrada com tranquilidade.
Que ideia, né! Provocaram a pessoa certa. Enchi, eu juro, enchi o pessoal de perguntas. Obrigada ao Fábio Focchesatto, Coordenador Técnico da marca, que foi muito paciente em me explicar detalhes que, para muitos, podem ser óbvios. Mas, para mim e para muitas gurias (e guris, também), nem sempre é assim. E também ao Marcos Hernandes, que me deixou super à vontade pra descobrir tudo que eu queria sobre o assunto.
A Zé Pneus inaugurou há poucos dias uma loja dentro de um shopping. É no subsolo do ParkShoppingCanoas. Olha aí a foto: chega, deixa o carro, e vai dar uma bandinha no shopping. Ou aproveita a barbearia e o bar de cevas especiais (só arranja alguém pra ir junto, e dirigir pra ti, né). No fim do post mostro um pouco mais dessa inauguração.
Sim, gente, tinha uma Romi-Isetta na frente. Morri de amores!
Vocês, viajantes, têm alguma dúvida? Deixem aqui nos comentários que faço questão de buscar as respostas com o pessoal da Zé Pneus!
1. Fazer o balanceamento das rodas evita o desconforto na direção e aumenta a vida útil dos pneus
O balanceamento faz o equilíbrio de massa entre o pneu e a roda – porque nenhum dos dois têm a massa homogênea. Quando se monta o pneu se coloca um contrapeso – normalmente com chumbo – para que, quando o pneu gire, ele não tenha a diferença de peso e pule ou trepide contra o chão. Se isso acontece, transmite uma vibração para o volante do carro. Essa trepidação também pode deformar o pneu e diminuir sua vida útil. Perguntei sobre a vida útil de um pneu. A resposta do Fábio é que é difícil precisar. Alguns duram 30 mil quilômetros, outros 40 mil, outros ainda 60 mil. Os fabricantes não falam, porém, em quilometragem versus durabilidade. Porque essa última está diretamente relacionada à manutenção do veículo e ao tipo de condução. Uma condução mais moderada, cuidadosa, resulta em um pneu com maior vida útil. Se for uma condução esportiva (arranca forte, patina, freia de soco), dura menos.
2. Calibrar os pneus antes de pegar a estrada melhora o desempenho do veículo e reduz o consumo de combustível
Além de ser importante para a vida útil dos pneus, calibrá-los também melhora o desempenho do veículos e reduz o consumo de combustível. A mesma medida de pneu pode servir para diversos carros. A indicação de quanto se deve calibrar em um pneu está na coluna da porta do motorista ou na tampa do combustível. Se não estiver em nenhum desses lugares, a dica é buscar no manual do veículo.
Faz muita diferença, também, se você está viajando sozinho e com o carro vazio (atenção Saras da vida que levam o mundo no carro – e ainda voltam com vinhos, quando vão pro Vale dos Vinhedos), ou com o carro cheio. Quanto maior o peso, maior deve a calibragem, porque o pneu terá um comportamento diferente (mas tem um limite, né, gente, que pneu não é balão!). Imagine: quanto mais pesado, mais o pneu “chapa”, “aperta” o chão – precisando aí de mais combustível para acelerar. Ele precisa deslizar, não “chapar”. Por isso é preciso uma calibragem maior, para adequar o pneu e reduzir o consumo de combustível.
3. Fazer a geometria evita desgaste irregular dos pneus e mantém o alinhamento da direção
A geometria é o conjunto de medidas dos ângulos da suspensão. Isso é determinado pelo fabricante para cada veículo – cada veículo tem, de uma maneira simples, um tipo de geometria.
Convergência tem regulagem em todos os veículos: é o ângulo da direção. Isso você nota quando dirige – sabe a sensação de que “o carro está puxando pra um lado”?
Aqui, a coisa fica um pouco mais complicada (pelo menos, pra mim).
Aí vem o tal do Camber e Caster.
A cambagem seria, de maneira mega simples (tô tentando explicar de uma maneira que entendi, tá?), um procedimento no camber para corrigir, se necesssário, a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal (o chão), para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem – pra evitar o desgaste do pneu. Nem todos os veículos têm essa regulagem. Alguns carros têm ângulo fixo e necessitam de uma ferramenta especial para correção, se for necessário. Quando será? Quando o carro caiu em um buraco ou bateu, por exemplo. Por isso é importante um mecânico ou local de confiança para realizar esse ajuste.
Já o ângulo de caster é o ângulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda – imagine que você está olhando o veículo de lado. O ângulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um ângulo de caster exagerado torna a direção pesada.
E, se os ângulos de camber e caster não estiverem corretos, você só vai perceber quando já tiver desgastado os pneus de maneira irregular. O pneu vai “comer”mais de um lado que do outro.
O indicado é fazer geometria a cada dez mil quilômetros. Agora, a má notícia: se você, como eu, dirige muito na cidade e ela é cheia de buracos (Porto Alegre é um exemplo, infelizmente), o ideal é fazer a cada cinco mil. Claro que isso não é sempre possível nem se consegue seguir à risca esse prazo. Mas, antes de pegar a estrada, faça a geometria.
4. Antes de pegar a estrada, verifique o nível do óleo do motor e a condição dos filtros.
Não é indicado verificar o nível do óleo em um posto de combustíveis, por exemplo. O carro estará com o motor quente, e pode dar uma diferença fictícia. O ideal é deixar o carro parado pelo menos uns 30 minutos. Durante esse período o óleo desce do motor para o compartimento do cárter, e aí sim você terá o nível real do óleo.
Para saber qual o óleo indicado, consulte o manual do carro. O fabricante deve indicar, ali, o melhor óleo para o veículo. Existem três tipos de óleo: o mineral, o semi-sintético (que é a mistura do mineral com o sintético) e o 100% sintético. O prazo de troca é definido por cada montadora em cima de uma quilometragem total rodada, ou a cada período de tempo (que pode variar de 6 meses a um ano). Novamente, o manual do veículo vai responder essa dúvida.
Ao trocar o óleo, troque também o filtro – para evitar riscos a peças como anéis e pistões, ou até mesmo correr o risco de fundir o motor.
5. O rodízio é importante para aumentar a vida útil dos pneus
Se você não traz os pneus de trás pra frente e leva os da frente para trás, acontece o desgaste do eixo de tração (na dianteira, pra maioria dos carros). O eixo livre (no caso, o traseiro), que não tem tração, vai rodar de acordo com o da frente e vai acabar deformando por falta de tração.
Então, de uma maneira mais simples, você vai perder os quatro pneus mais rápido porque os da frente vão desgastar e, os de trás, vão deformar na banda de rodagem. Isso pode provocar ruídos como de rolamentos e até prejudicar o balanceamento e a suspensão do carro.
O rodízio a cada cinco mil quilômetros é o indicado. E aí eu descobri nessa conversa que a Zé Pneus faz o rodízio gratuito em qualquer uma das lojas. Não tem desculpa, né, gente! Vai lá!
6. Fique atento às condições e ao uso do ar condicionado
É importante fazer uma limpeza periódica e troca do filtro do ar condicionado, especialmente se você sofre com problemas respiratórios como rinite. Com a poluição, o filtro suja mais rápido e pode provocar até cheiro de mofo dentro do carro. Peça para conferir a condição do seu sistema em uma loja de confiança (a primeira vez que fui na Zé Pneus fiz uma higienização com ozônio no meu ar condicionado, que leva no máximo meia hora e elimina fungos e odores).
O ar condicionado é uma polia que gira junto com o motor, por isso provoca um pouco mais de consumo de combustível. Algumas dicas podem diminuir esse consumo: dentro da cidade, use o ar no recircular (quando você usa o ar que já está dentro do carro). Ele gela mais rápido e força menos o compressor do ar condicionado. Na estrada, onde o ar circula mais, use o ar que vem de fora.
Demais todas essas dicas, não é?
Fiquei tão animada que quero saber mais sobre o meu carro. Já estou agitando o pessoal para organizarmos um cursinho de mecânica básica para nós, gurias! Claro, os meninos sempre são bem-vindos. Infelizmente, a cultura de cuidado com o carro sempre foi mais masculina. Mas, confio que a nova geração já esteja chegando diferente. Olha aí, papais e mamães! Ensinar sobre direção para as nossas guriazinhas vai ajudar a termos um trânsito mais seguro – e gentil – no futuro!
Deixa eu mostrar um pouco mais da inauguração da nova loja da Zé Pneus no ParkShoppingCanoas (inclusive, me garantiram que vocês podem chegar lá e tirar dúvidas. Digam que são amigos da Sara e ela disse pra vocês irem lá). O pessoal é acessível e explica tudo pra leigos, como eu. Isso é demais!
Olha a barbearia! Junto do auto center.
Mas eu gostei mesmo, foi do bar de cevas.
Na verdade… da mesa de sinuca do bar de cevas.
Tá dáá! Sim, uma legítima Sara Chapéu (por favor, se você é novo demais pra não entender essa referência, não me conta, tá?).
Essa foto só tem um motivo: fofice. (Porque um auto center pode ser fofo, tá?). Cactus + livro dos Beatles + cadeira de metal = <3
Não esquece que é Zé Pneus Goodyear. Olha a parede!
Zé Pneus Goodyear – ParkShoppingCanoas (subsolo)
Endereço: Avenida Farroupilha, 4545 – Canoas
Horário: de segunda a sábado, das 10 às 22h e domingo, das 14h às 20h.
Serviços: balanceamento e alinhamento, geometria 3D, troca de óleo, suspensão, freios e venda da linha completa de pneus Goodyear. Máquinas modernas, top de linha, e balanceadoras automatizadas com análise tridimensional.
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