A primeira vez que visitei Montevidéu já faz mais de uma década.

Lembro que cheguei sem muita ideia sobre a geografia da cidade. Com hospedagem reservada na Ciudad Vieja, a primeira sensação, caminhando pelo bairro mais antigo da capital uruguaia, era que essa era uma cidade gris. Via pouquíssimas pessoas pelas ruas. Jovens, então, nem pensar.

Calles Mvdeo Intercity2 copy

Mesmo assim, o amor por aquela cidade de detalhes antigos, atemporais, chegou forte. Me arrebatou.

A primeira parada, horas depois de chegar, foi no Mercado del Puerto. Sentei no balcão, pedi achuras y una copa de Tannat. E uma parte de mim ficou lá, para sempre.

Mercado del Puerto

A cidade mudou. Se modernizou. Os jovens uruguaios já não precisam ir embora para construir uma vida. O gris virou colorido. A cidade vibra no seu próprio tempo.

A vida passa diferente em Montevidéu. Mesmo pra quem, como eu, vive de palavras, é muito difícil colocá-las.Parece que definir essa cidade é menos do que ela merece. É preciso sentir.

Sentir Montevidéu.

Esse é o convite que faço pra vocês. E foi o convite que o Intercity Hoteis me fez. Pra quem não sabe (eu confesso, não sabia), o Intercity é um hotel gaúcho. Nasceu em Gravataí. Hoje, tem 33 hotéis em cinco regiões do país (só em Porto Alegre são três), além de um em Montevidéu (acho que temos que fazer um lobby pra termos um hotel gaúcho também em Buenos Aires, mas isso é papo pra outro post).

Sara, vamos conhecer uma Montevidéu diferente? – me provocou o Marcelo Marinho, diretor de Marketing e Operações do hotel.

Na hora saquei que tinha tudo a ver com o Roteiro da Sara. Acompanhar uma viagem com um grupo pequeno (pra quem, como eu, costuma – e gosta – de descobrir sozinha novos lugares, foi um desafio muito bacana) e depois contar, aqui no blog, aquelas indicações que mais me agradassem.

Algumas vezes, a gente se acostuma a um lugar e deixa de buscar novos pontos de vista e cantinhos [nem tão] escondidos. Parque Prado e seu Rosedal. O bairro Punta Gorda. As vinícolas Bouza e Juanicó. Que surpresas lindas!

Hoje e amanhã trago pra vocês aqui no blog um roteiro para comer, beber e viver em Montevidéu. Agora, com vôo direto (Azul) desde Porto Alegre, Montevidéu é um destino certo para finais de semana ou feriados prolongados. Sem falar que também tem praia (é do Rio da Prata, maravilhosa, em plena cidade, cheia de gente curtindo), boa comida e bebida, vida noturna e diurna… sim, gente, eu sou apaixonada por Montevidéu. E fazia tantos anos que não ia!

Foi uma delícia voltar!

Vem comigo?

Calles Mvdeo Intercity1 copy

LAS CALLECITAS DE MONTEVIDEO TIENEN ESE QUE SÉ YO

Calles Mvdeo Intercity18

Ciudad Vieja

Roubo a frase de Astor Piazzolla sobre Buenos Aires para falar de Montevidéu e já provocar os tangueiros – afinal, El Morocho Carlos Gardel nasceu no Uruguai, em Taquarembó? Na Argentina? Ou em um navio, a caminho de Paris?

Mas a verdade é que se perder por Montevidéu é um convite a encontrar a si mesmo. A Rambla encanta. São mais de 22 quilômetros de avenida que costeiam o Rio da Prata, acompanhada de um calçadão amplo, onde os montevideanos caminham, tomam um mate e sentem a vida passar devagarinho.

calles mvdeo intercity6

Pela Rambla, também, você encontra praias. As melhores para curtir são Ramírez, Pocitos, Buceo, Malvín e Carrasco. A dica? Saia do hotel caminhando. Leve uma mochilinha leve, com uma roupa de banho, um livro e protetor solar. Caminhe até encontrar um café. Um restaurante. Um quiosque na areia. Aposto que você já está se imaginando fazendo isso, né?

Calles Mvdeo Intercity15

A Ciudad Vieja vale um passeio depois do almoço no Mercado del Puerto (vou falar no próximo blog sobre onde e o que comer e tomar por lá). Caminhe em direção à Plaza Independência. Não vá de táxi. Curta a história que marca cada esquina, cada rua.

Calles Mvdeo Intercity16

A Plaza Constitución é a mais antiga da capital uruguaia. Ali está a Catedral Metropolitana de Montevideo.

Calles Mvdeo Intercity17

Além disso, nos sábados recebe uma feira de antiguidades. Os preços são convidativos.

Calles Mvdeo Intercity12

Ao fundo da foto está o Museu de Arte Decorativa. Ainda não consegui visitar. Mas tenho muita vontade – sou apaixonada pelos museus de arte decorativa espalhados pelo mundo. O de Montevidéu está localizado no Palacio Taranco (que foi construído pelos mesmos responsáveis pelo Petit Palais de Paris). Tem uma pinacoteca incrível, com obras de nomes como Goya e Velásquez. Aqui, nesse link do governo do Uruguai, você sabe mais sobre o Palacio Taranco e sobre outros museus da cidade.

Calles Mvdeo Intercity11

Presta atenção nos diferentes tipos de cúpulas que aparecem na foto.

Mas, não olhe apenas para cima em Montevidéu.

Veja o que está aos seus pés.

Calles Mvdeo Intercity14

Por toda a Ciudad Vieja, em espaços onde um dos ladrilhos da calçada se perdeu, ou quebrou, um artista anônimo colocou sua arte na forma de mosaicos.

O trabalho começou em 2008 e o artista que foi denominado como Odin já teve até movimento nas redes sociais para evitar que a Intendência (prefeitura) destruísse os mosaicos.

Outro lugar encantador é o bairro Punta Gorda, onde fica a Plaza de la Armada.

Calles Mvdeo Intercity6 copy

Essa praça tem uma das mais belas vistas da Rambla e do Rio da Prata.

Calles Mvdeo Intercity8

Muita gente que mora no bairro – residencial – procura a praça para praticar esportes ou até mesmo yoga. Ou pra ficar na buena.

Calles Mvdeo Intercity19

Foto: Fê Pandolfi

Tipo eu. <3

Calles Mvdeo Intercity7 copy

Pelas ruas de Montevidéu vale parar no bairro do Prado para notar os detalhes da arquitetura.

calles mvdeo intercity4

Muito amor por essa cidade!

calles mvdeo intercity3

O Prado reúne casarões imponentes. Como a Quinta do Berro – que hoje é propriedade da Seita Moon, ou a Iglesia de La Unificación.

calles mvdeo intercity2

O Palácio Legislativo é outra visita muito interessante. O lugar impressiona. Aqui você confere os horários de visitas guiadas, inclusive em português. O valor é de US$3 por turista estrangeiro. Uruguaios não pagam.

calles mvdeo intercity1

ALREDEDORES DEL MERCADO DEL PUERTO

No próximo post, vou falar sobre as delícias dos restaurantes e lojas do Mercado del Puerto. Mas, nesse, o que quero mostrar para vocês é a parte ao redor: as ruas e opções no entorno do Mercado. O retorno do turismo ao Uruguai na última década renovou também o espaço próximo ao Mercado.

Mercado Del Puerto9

A Calle Perez Castellano é o caminho que te leva do Mercado del Puerto ao coração da Ciudad Vieja. Lojinhas super interessantes, com decoração, roupas, bebidas e delicadezas no caminho convidam à parada.

Mercado Del Puerto11

Os ambulantes pelas ruas também oferecem memorabilia fofa!

Mercado Del Puerto10

Ah, não quer caminhar? Não tem problema. A cidade oferece também bikes públicas. No site da Movete está toda a explicação do sistema em português – e do que você precisa para alugar uma bicicleta.

Mercado Del Puerto12

As cores! Ah, as cores…

Mercado Del Puerto24

Os gatos. Ah, os gatos…

(Nota da Sara: vai dizer que não é de querer levar pra casa? Mas não faça isso. Ele é o dono da tenda La Mariscala. Não, não quis dizer que ele pertence ao dono da tenda. Ele É o dono – o que fica super claro pela postura, não acham?)

Mercado Del Puerto22

Do lado de fora do Mercado tem também essa loja-barra-café. Com esses detalhes, vai dizer que não dá vontade de sentar e curtir o movimento?

Mercado Del Puerto34

Ah, olha que legal o que descobrimos: essa lojinha na esquina da Pérez com a rambla 25 de Agosto (ao lado do Mercado) tem alfajores, doce de leite e azeite de oliva por preços muito bons (para produtos como esses, claro).

Mercado Del Puerto33

Sem falar que tem um cafezinho ótimo (não espere o melhor café do mundo no Uruguai, assim como na Argentina. O café brasileiro é diferente).

Mercado Del Puerto35

Ah, olha a dica: doce de leite Narbona. É o meu novo preferido. Os tubetes Lapataia foram a compra de um amigo que não vou dizer o nome mas é Marcelo Marinho que jurou que misturar os dois era a melhor coisa do mundo. Então tá, né!

Mercado Del Puerto30

Entre os alfajores, eu iria de Punta Ballena. São mais leitosos e não tão fortes no chocolate.

Mercado Del Puerto28

O azeite da Garzón também é delicioso. Outra boa dica para levar pra casa!

Mercado Del Puerto29

E te joga no sorvete de doce de leite. Vocês sabem que não sou a mais fã de doces, né? Isso não vale para sorvetes e flans (nosso pudim) uruguaios. Aí eu me perco. Não tem ideia da delícia que estava esse sorvetinho…

Mercado Del Puerto32

Ah, e anota aí a dica pra te perder sem culpa por Montevidéu:

Mercado Del Puerto25

 MERCADO AGRÍCOLA

mercado agricola mvdeo

O Mercado Agrícola de Montevideo tem mais de 100 anos, mas foi revitalizado e reinaugurado em 2013, quando virou um novo point da cidade – modificando inclusive o entorno, onde hoje se vê construções de prédios de apartamentos e muito movimento.

Mercado agricola mvdo intercity6

São mais de cem operações no lugar. E se pode encontrar de tudo: produtos sem glúten, carnes, doces e produtos gourmet.

Mercado agricola mvdo intercity5

Se quiser, você pode até almoçar – tem restaurantes e até um bar especializado em cervejas artesanais!

Mercado agricola mvdo intercity4

O MaM tem uma pegada mais cultural, com eventos e até um mural feito pelo famoso artista plástico uruguaio Carlos Vilaró.

Mercado agricola mvdo intercity3 Mercado agricola mvdo intercity2 Mercado agricola mvdo intercity1

O Mercado Agrícola fica no Bairro Goes, na Calle José L. Terra, no. 2220, entre Martín García e Dr. Juan José de Amézaga (perto do Palácio Legislativo). Fica aberto todos os dias, das 8h às 22h.

PARQUE DEL PRADO Y ROSEDAL

rosedal prado mvdeo8

Ainda não acredito que demorei tanto tempo para conhecer esse lugar de sonhos!

rosedal prado mvdeo17

O Rosedal é o coração do Parque del Prado. Um espaço de 102 hectares que foi o primeiro parque aberto de Montevidéu.

rosedal prado mvdeo9

Pare, observe.

rosedal prado mvdeo15

Brinco que é o rosedal das hortênsias.

rosedal prado mvdeo6

Porque elas disputam espaço com as rosas. Belezas diferentes que arrebatam o olhar e trazem uma calma incrível.

rosedal prado mvdeo13

Sério, me escutem – tirem uma tarde, ou uma manhã, para caminhar sem pressa pelo Parque e Rosedal. Se for tomando um mate, melhor ainda!

rosedal prado mvdeo12

Entendem agora quando digo que Montevidéu também tem a cara do verão?

rosedal prado mvdeo11

Detalhes.

rosedal prado mvdeo18

Porque um bueiro nunca é só um bueiro.

rosedal prado mvdeo19

No Parque também fica o monumento aos últimos índios charruas que foram levados do Uruguai para Paris em 1833 e nunca mais regressaram a sua pátria.

rosedal prado mvdeo21

Aí a gente também posou pra fotinho no Parque, né!

Na ordem, da esquerda pra direita, de cima para baixo:

Patti Leivas, Marcelo Marinho, eu, Débora Tessller, Rafael Cyrillo e Fernanda Pandolfi. A tchurminha que esteve diretamente envolvida nesse projeto super legal!

rosedal prado mvdeo22

 

UM HOTEL GAÚCHO EM MONTEVIDÉU

intercity montevideo - 877

Lembra que falei sobre o café, tanto no Uruguai, quanto na Argentina, não é igual ao do Brasil? Exceto no café da manhã do Intercity. Isso foi a primeira coisa que me chamou a atenção – a mistura do que a gente adora no nosso país, com os sabores tão típicos uruguaios (sim, eu estou falando de media luna, de pomelo e de doce de leite!).

intercity montevideo - 473

A localização é muito boa: próximo ao Parque Rodó (outra área verde incrível para caminhadas e para curtir a cidade), ao shopping Punta Carretas (que foi construído em 1900 e funcionou como presídio até 1986. Reabriu como shopping center em 1994.

intercity montevideo - 475

Tã, eu amei essa casinha de vigilância na esquina do hotel.

intercity montevideo - 477

O café da manhã é na parte baixa, com vidros pra ver o dia começando em Montevidéu.

Que vontade de voltar pra esse lugar! Me emociona quando energia, serviço e boas ideias se unem!

intercity montevideo - 478

O hotel aluga bikes também, se você preferir usá-las em vez das oferecidas pela prefeitura.

intercity montevideo - 539

Ah, e tem o rooftop. Esse rooftop… fomos recebidos em um evento lindo no dia da chegada. Sobre esse evento, falo um pouco mais no próximo post… mas digo pra vocês: que LOUCURA esse espaço. Lá tem também uma jacuzzi compartilhada, com uma vista que… nem preciso falar, não é?

intercity montevideo - 280

Preciso agradecer ao Rafa, gerente do hotel e brasileiro, e toda a equipe querida e carinhosa de uruguaios que fazem parte do grupo.

Foram nos esperar na chegada, no aeroporto de Carrasco (para quem curte compras em freeshop, pra mim um dos melhores entre Brasil, Argentina e Uruguai) e foram nossos anfitriões nesses quatro dias inesquecíveis.

intercity montevideo - 345 copy

Esse post é um conteúdo com parceria comercial com os Hotéis Intercity. A Rádio Gaúcha e o blog Roteiro da Sara foram convidados a participar de um viagem, com um grupo de cerca de 20 pessoas, organizada e patrocinada pelo Intercity Hotel Montevideo. Como em todas as parcerias do blog, aquela condição: o conteúdo seria definido pela blogueira, assim como a avaliação do que será ou não colocado no post.

E querem saber? A sorte, ah, a sorte que tenho de fazer o que faço… de encontrar cada vez mais parceiros alinhados com o que acredito e com os valores do blog e pessoais.

Se puder dizer algo pra vocês, dar algum conselho (opa!) é VIAJE! Busquem novos caminhos, novos ares, novos pontos de vista! Nada nos muda tanto quanto sair da  zona de conforto!

Essa foi uma viagem pensada especialmente para conhecer Montevideo, dentro da ideia do Intercity Escapes – buscar, nas cidades onde a rede tem hotéis, uma nova maneira de conhecer a região. Se você estiver hospedado no hotel, peça dicas, converse com a equipe. Eles são super disponíveis!

No próximo post: restaurantes, vinícolas e as delícias para conhecer Montevidéu através dos sabores!

INTERCITY HOTEL – MONTEVIDEO

Endereço: Esq. Echeverria, Ibiray 2398, 11300 Montevideo – Uruguai

Telefone: +598 2711 6500

Reservas: http://www.intercityhoteis.com.br/