No último sábado participei pela primeira vez do Cine Gourmet, um projeto que une cinema e gastronomia no hotel Casa da Montanha, em Gramado. Esse foi o décimo ano do projeto e a primeira vez que tive o prazer de acompanhar durante todo o final de semana.
Antes de começar a mostrar para vocês um pouco do que aconteceu por lá, é bacana falar sobre a importância de eventos desse tipo. Hoje, vários outros acontecem – sejam em hotéis, restaurantes ou como iniciativas de chefs e grupos artísticos – e o resultado é sempre um super reforço a gastronomia local. Ou usando chefs locais, ou trazendo chefs de outros estados para trocar experiências e informações. E promovendo também o produto do nosso Estado. Vocês vão ver, nas fotos, que o que foi usado no jantar, por exemplo, é produzido com muita excelência no Rio Grande do Sul.
O evento do sábado começou com um coquetel – tudo baseado no filme O Tempo e o Vento (2013), dirigido por Jayme Monjardim. A releitura do filme através da comida foi um desafio delicioso. O que a Arika e o Vico fizeram, com muita propriedade, foi usar ingredientes e costumes que aparecem no longa e aplicá-los nos pratos.
A criatividade já apareceu no coquetel que aconteceu antes da apresentação do filme. Olha aí:
Daí tem uma parte muito bacana: o filme. Foi emocionante porque, quando estava na extinta TVCOM, estive em Bagé um final de semana inteiro fazendo uma série de matérias no set de filmagens. Só que nunca assisti o filme. Acredito que as coisas acontecem quando devem: ficou tudo pra esse evento. O filme teve críticas – colocar sete livros em um filme não é fácil. O foco ficou mesmo na relação de Bibiana e Rodrigo
Bom, aí é hora de ir para o La Caceria (restaurante bárbaro do Casa da Montanha) para o jantar! Juro pra vocês – saí rolando. Ainda bem que estava hospedada no próprio hotel! Arika e Vico são dois grandes nomes da nossa gastronomia. Eles conseguem fazer o mais requintado com o sabor mais confort food. Como? Não me perguntem! Sei que é sempre, sempre uma surpresa deliciosa!
Todos os pratos foram harmonizados pela Decanter (Porto Alegre). Foi uma harmonização perfeita, especialmente pelos tintos, meus preferidos. Na ordem:
Truta: Petit Gaston 2013 – Alain Brumont (Gasconha, França)
Javali: Artero Crianza 2012 – Bodegas Muñoz (La Mancha, Espanha)
Cordeiro: Syrah 2013 – Luigi Bosca (Mendoza,Argentina)
Sobremesa: Asti Espumante – Araldica (Piemonte, Itália)
Participei do CINE GOURMET no HOTEL CASA DA MONTANHA (Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado) a convite da organização. O evento acontece há dez anos e a programação do próximo (2017) ainda está sendo montada. A cada edição, um filme diferente inspira o jantar e a decoração. Fica meu elogio também à equipe do Casa da Montanha – é minha terceira vez em um dos hotéis da rede (confere a matéria no Parador Casa da Montanha, lá no início do blog) – e o atendimento, nos seus detalhes e carinho, é sempre impecável!
OUTRAS EXPERIÊNCIAS NA SERRA:
Seis lugares imperdíveis para descobrir Nova Petrópolis
10 motivos para colocar Três Coroas no seu roteiro turístico
Cinco motivos para curtir (muito!) São Francisco de Paula
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.