Há tempos prometia pra Tati Noel, de Gramado, que iria para lá curtir um final de semana de delícias gastronômicas. Mas há tempos mesmo – tanto que acabamos virando quase amigas de infância via redes sociais e trocas de e-mails.
Até que no último findi rumei para a Serra Gaúcha. Os leitores vinham pedindo opções por Gramado e Canela e estava na hora. E logo na chegada, minha dieta (vinha controlando minhas refeições porque a coisa andou se descontrolando) foi pelos ares. Porque fomos direto pro San Tao.
A dona, a Rafaela Ribeiro, durante muito tempo teve um restaurante de comida tailandesa com o mesmo nome na casa dos pais. Com a mudança pro centro de Gramado o cardápio focou mais na comida japonesa. Mas o toque thai continua por lá.
Começamos molhando o bico porque tinha sido uma longa sexta-feira. Duas saqueirinhas incríveis: a oriental (abacaxi + gengibre e um pouco de limão) e a shiva (de frutas vermelhas).
Fui pela sugestão da Tati e escolhemos a sequência dos sonhos (R$98 por pessoa) onde você prova praticamente de tudo e o quanto quiser.
Começamos com a salada sunomono.
Bolinho de peixe com molhos thai. Muito bons!
Aqui quase me perdi. Sou louca por guioza, partel japonês recheado com frango, carne suína e nirá. Mas resolvi não repetir porque ainda vinha muita coisa pela frente…
Aí começaram os sushis e sashimis especiais. Nesse, o bem da esquerda tinha banana. Curti – sabem que amo banana – mas acho que poderia estar mais pro final. Já o da esqueda, ao fundo, com salmão flambado, estava divino.
O hot também estava perfeito. Não era muito fã dessa peça, mas ando encontrando uma qualidade cada vez maior no preparo.
Já tinha comido tanto que estava praticamente satisfeita. Mas, aí chegou o prato principal.
Olha, preciso dizer que sempre que posto um sushi mais criativo alguns puristas reclamam. Gente, comida é cultura, cultura também é criatividade. Gosta do sushi tradicional? Come esse! Mas deixa quem quiser comer outros em paz! #desabafinho
Eu, no caso, provo de tudo!
Esse a Tati pediu à parte. É todo com maracujá. Não foi muito do meu gosto, mas curti provar. Aí tem uma mistura thai mesmo, daquela que usa muito os sabores doces das frutas.
Bem, tudo devidamente provado e provado de novo, é hora da sobremesa. Escolhemos a cielo e a infierno.
Achei fofo que são pequeninhas. Depois dessa orgia gastronômica ninguém precisa de uma finalização muito pé na jaca. Uma jaquinha, de leve, tá de bom tamanho…
O lugar que escolhi pra sentar é com vista pra rua. No verão as janelas são abertas e fica praticamente um deck aberto.
No inverno essas mantinhas nas cadeiras dão um toque super gostoso. São produzidas na Serra mesmo e quase levei uma embora (porém NÃO levei e nem PODE, não levem a sério minhas ideias pelamor).
Dá pra acompanhar o preparo dos sushis. Especialmente se você adorar acompanhar uma cozinha como eu!
Agora, indo embora, cruzei com a adega e quase fiquei por lá. Bem legal a carta de vinhos (no fim do post tem algumas fotos com preços).
Qualquer dúvida, a Rafaela está por lá. Ela é uma querida, apaixonada pelo que faz e pela casa!
Confira o cardápio do San Tao (a sequência custa R$98).
Valores de outubro/2015
Endereço: Rua Garibaldi, 63 – Centro – Gramado – RS
Telefone: (54) 3286-9625
Funcionamento: diariamente das 19h às 23h e tem estacionamento no local. Telentrega das 18h30min às 23h.
Temakeria T+ No cardápio são quatro diferentes categorias de temaki com 28 diferentes sabores entre doces e salgados. Além dos tradicionais recheios de temaki, a T+ também oferece açaí, nugets, sucos especiais, sushis variados e o tirashi, com arroz ou salada. Abre diariamente das 11h às 21h e a telentrega funciona das 11h às 16h de segunda a sexta.
*O Roteiro da Sara visitou o San Tao a convite do restaurante.
Está em Gramado ou Canela? Confira as dicas do Roteiro da Sara:
A culinária italiana irresistível da Casa Di Paolo, em Gramado
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.