Em uma semana embarco para um mês descobrindo sabores e lugares na Europa e vou contar tudo aqui no blog. Isso já me deixa dando pulinhos de alegria – viajar é das melhores coisas da vida! Mas esse post, esse post… é uma das melhores coisas que já fiz. Não só para mim, mas para todo mundo que vai aproveitá-lo.
Fazer malas sempre foi um suplício. Usava no máximo 50% das coisas que levava. E passava carregando o maior peso do mundo por aeroportos, rodoviárias, ruas…
Há pelo menos três semanas eu e o Duddu Vanoni entramos em uma batalha elegante. Pedi que ele me ajudasse a organizar uma mala leve e funcional, mas com estilo. Tudo que eu queria era vencer a minha tendência do e-se-eu-precisar-disso-mas-amo-tanto-essa-jaqueta-e-eu-sei-que-as-botas-parecem-iguais-mas-no-fundo-são-diferentes.
Graças ao Duddu, venci. Mas quem ganha, mesmo, é o ouvinte da Gaúcha e usuário das nossas mídias digitais. Duddu Vanoni agora tem um blog, o Um Pouco de Moda Não Incomoda. Você confere as ótimas e super acessíveis dicas dele no site e também ao vivo no SuperSábado.
A experiência de fazer uma mala objetiva e completa você confere a partir de agora aqui no blog. Primeiro, veja as orientações do do Duddu. Depois, as soluções – e adaptações, autorizadas pelo meu guru de bagagem – que encontrei para adaptar algumas coisas que precisava levar – como secador de cabelos! – e outras que poderia deixar. Como disse o Duddu: “Se sobrar lugar, ou se você conseguir deixar algo, pode substituir. Mas a meta é: leveza e elegância!”. O Duddu fala da mala, mas dá pra levar pra vida, não é! 😉
DICAS PERFEITAS PARA UMA MALA LEVE E ELEGANTE!
Sapatos
Defina quais os melhores para caminhar. Escolha dois pares. Separe mais um para sair à noite.
Três é um bom número, pois não vão ocupar muito lugar na mala.
Para a viagem, use o quarto, que deve ser o mais confortável de todos. De repente, um tênis. Afinal, é ótimo para um dia inteiro de caminhada.
Para praia e hotel, leve um chinelo. Fácil, pois são os calçados que menos ocupam espaço.
Depois da orientação do Duddu, sobraram cinco.
Looks
Para uma mala compacta, use a seguinte fórmula:
– Até 5 dias – 1 look por dia de viagem
– De 5 a 10 dias – 1 look para cada 2 dias de viagem
– De 10 a 20 dias – 1 look para cada 3 dias de viagem
– De 20 a 30 dias – 1 look para cada 4 dias de viagem
Eles devem combinar com os sapatos que você escolheu. E com a bolsa. Assim, todas as peças combinam e você renova os looks.
Então separe:
3 calças – 2 jeans de lavagens diferentes e uma social
2 vestidos – um dia e outro noite
1 saia
1 short
Para a parte de cima:
1 camisa manga longa (que você pode usar depois com a manga dobrada)
1 blusa manga longa
1 blusa manga curta
2 camisetas (blusas de algodão)
1 cardigan – peça “coringa” para vários momentos
2 camisetas para usar por baixo, de cores neutras, caso a temperatura diminua
1 echarpe mais grossa e outra mais fina
Tudo combinando com os sapatos, desta forma é bem provável que tudo converse para looks diferentes. Assim você vai poder variar as combinações.
Digamos que ainda pensando que deixei de levar uma calça, as duas echarpes viraram… cinco.
Mas amo lenços, mantas e echarpes. Acho que mudam o visual básico.
Bolsas
Para levar na viagem, escolha um modelo de bom tamanho, que seja bem fechada.
Se possível, com dois tipos da alça. Assim, você usa atravessada, junto ao corpo, que é mais seguro. Além de permitir que você fique com as mãos livres para pegar documentos, cartões de embarque e assim por diante. E, trocando a alça por uma menor, pode usá-la para jantar em um restaurante, por exemplo.
O outro modelo deve ser mais social. Porém, de um tamanho que não tire muito espaço da sua mala e que caiba estritamente o necessário, como carteira, passaporte, celular, óculos, batom e lenço de papel.
Casacos
O mais pesado, leve na mão.
Na mala, uma opção mais leve. Se possível, impermeável para a chuva não atrapalhar os seus roteiros na rua.
Ambos combinando com os looks que, por sua vez, combinam com os sapatos. Isso quer dizer que combinam com todas as roupas.
Claro que você não precisa se vestir de forma monocromática. Se você optar por tons de bege, marrom e preto, uma jaqueta laranja cai muito bem. Com os tons brancos e azuis do estilo navy, um casaco vermelho fica perfeito sempre. Já preferindo tudo preto, que tem a vantagem de sujar menos, qualquer blusa ou acessório contrastante será um ponto de cor incrível no seu visual.
Aproveitando, uma boa dica é ver sempre a previsão do tempo.
Reserve os dias de sol para os passeios ao ar livre.
E lembre: Choveu? Museu! Ou compre um guarda-chuva.
Lingeries & Acessórios
As roupas íntimas ocupam pouquíssimo espaço. Só que não significa que você possa levar todas!
Não esqueça a camisola ou pijama. Escolha algo leve.
O ideal é um conjunto para cada 2 dias, de acordo com o seus looks. Claro, com a necessidade de lavá-las no hotel.
Um biquini ou maiô, para uma possível praia.
Relógio, vá com ele no pulso. Você não precisa levar outro. Qualquer coisa, deixe no cofre do hotel e veja as horas no seu celular.
Óculos de sol, leve na bolsa de mão. Até porque é bom para colocar nos voos diurnos para dormir melhor com a claridade.
Já as joias e bijuterias, escolha com bastante cautela. Quanto menos, melhor. E leve em um saquinho na bolsa de mão, pois muitas malas têm sido abertas para roubarem justamente isso.
Um mini kit de costura com agulha e linha, daqueles que se compra pronto em armarinhos. É bom ter por precaução.
Necessaire
Leve apenas um perfume pequeno ou aquele que estiver no fim. Certamente você vai querer comprar outro no freeshop.
Maquiagem: pense no que você pode usar sempre, todos os dias. Acrescente um ou outro item para para fazer a diferença à noite.
Cremes, os que você usa: do dia, da noite, dos olhos e etc. Se os potes forem grandes, compre na farmácia potinhos pequenos e coloque o que você vai precisar, cole uma etiqueta e escreva qual é cada um. Não esqueça o filtro solar!
Caso você não consiga viajar sem o seu xampu, novamente sugiro comprar tubinhos menores.
Remédios, é impossível não levar os que você toma regularmente, mas basta a quantidade necessária, pois não precisa ser a caixa com todas as cartelas. Indispensável levar também uma q duas drágeas ou cápsulas para dor, febre, enjôo e gripe, além de colírio e band-aid.
Tudo que você precisa para não perder tempo até encontrar uma farmácia ao invés de conhecer um lugar fantástico.
Escovas de cabelo e pentes, opte por um de cada.
Eletrônicos
Uma trilha sonora sempre ajuda, ainda mais no avião. E preparar uma seleção musical de acordo com os lugares que você vai, faz uma bela diferença.
Os que amam fotografar, não dispensam a câmera. Vale lembrar de avaliar a sua capacidade de armazenamento, para não se arrepender depois por não conseguir salvar mais fotos, inclusive no seu celular.
Quem precisar levar o notebook ou tablet, melhor sempre os menores e mais leves.
Tudo deste item é melhor levar na bolsa de mão.
Livros e guias
Uma leitura sempre colabora na viagem. Avalie se você realmente vai ter tempo para ler mais de um livro. E se ele não está disponível na internet, se você já estiver levando um tablet.
Quem sabe não é melhor terminar de ler aquela sua revista que, depois, não precisa voltar.
Já os guias, muitas vezes são fundamentais para os roteiros e localizações. Mas escolha um leve, ou confira se ele não está disponível em arquivo para levar no tablet ou celular – inclusive se você não tiver conexão com a internet.
Só cuide para que não façam muito peso na sua bagagem de mão.
Documentos
Fotografe tudo no seu celular, do passaporte ao cartão de crédito, frente e verso. Salve todos os telefones importantes ou fotografe também.
Envie tudo para você mesmo, para estar sempre na sua caixa de email, caso algo inesperado aconteça e você tenha perdido o celular. Mande uma cópia para um familiar e/ou amigo próximo que você confie. Desta forma, você pode acessar tudo de qualquer computador em hotel.
Prova final
No programa Super Sábado. Duddu Vanoni fez ao vivo comigo a prova final pra minha mala! Disse para, depois de tudo pronto, escolher algo ainda para tirar da mala! Resolvi deixar duas pashminas em casa (mas, espertinha, já pensando naquelas que vou comprar na viagem!).
Espero que esse guia auxilie todos que, como eu, sofrem para preparar uma mala perfeita. Consegui deixar toda a bagagem praticamente pronta uma semana antes de viajar. Ainda quero tentar desapegar de mais algumas coisas – mas sei que não será fácil. Mas, de qualquer maneira, estou levando a metade do que levaria se fosse por minha conta e risco essa bagagem.
Tem mais alguma dica? Compartilha aqui embaixo. E boa viagem pra gente!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.