IMG_5883

Sou fã declarada de vinhos, todo mundo que lê esse blog já sabe.

Mas o que ainda não contei é que também curto muito cerveja artesanal. Weiss e bock são minhas preferidas. E foram justamente as que provei no Lagom Moinhos, um bar cervejeiro que visitei na semana passada.

O lugar tem facilidade de estacionamento porque fica justamente na frente do Parcão – naquele espaço com várias vagas para carros. E o clima que a gente encontra a entrar é esse:

IMG_5888

Nesse dia fiz o teste do “dessa vez eu vou sozinha”. São raros os lugares onde mulheres podem ir desacompanhas fazer uma refeição ou tomar algo em Porto Alegre. Dica? Procure sempre pub que tenha balcão no bar. Fique amiga do bartender – os profissionais costumam ser super queridos e sabem manter o papo sem serem invasivos. O Gio é um deles. Apaixonado por cerveja e coquetelaria, fala com entusiasmo do que faz. Se você curtir o tema, não se sentirá sozinha (ou sozinho, porque o balcão é unissex universal!).

IMG_5910

Falei em coquetelaria, né? Pois o Lagom, reduto cervejeiro, resolveu inovar e arriscar na coquetelaria com cerveja. Primeira tentativa foi um mojito com lúpulo – que dá o amarguinho da cerveja.

IMG_5818

E não é que ficou muito gostoso? O Gio faz uma infusão de limão, lúpulo e água, fervendo tudo até criar um caldo que é a base pro drink.

Ah, aproveito também pra apresentar o lúpulo, pra quem nunca viu:

IMG_5828

Curioso, certo? O lúpulo é das partes mais importantes da cerveja. É a alma, o tempero da bebida.

IMG_5813

Bom, era hora de escolher a ceva. O bar tem 34 torneiras. Parte é destinada àquelas cervejas feitas pela própria cervejaria.

IMG_5855

Comecei com a Weiss Lagom. Muito boa. Cerveja de trigo não tem erro.

Aí fiquei com fome, mas queria dessa vez para acompanhar. Apostei em um pretzel feito na Bavária que vem de lá congelado direto pro Lagom. Harmonizei com Traditional Bock Lagom. Gente, que beleza.

IMG_5878

Sério, a massa fofinha com sal bávaro por cima harmonizou tão, tão, tão bem… sem palavras.

Mas tudo bem, tem aqueles que querem mais “substância”. Então, indico o clássico Fish n’Chips. Peixe empanado com cerveja mais batatas fritas. O molho tártaro acompanha.

IMG_5863

O Lagom Moinhos tem wi-fi liberado e muito saem direto do trabalho para lá, já que a casa abre às 18h. Uma característica muito legal é que cada vez mais mulheres estão curtindo a cultura cervejeira. E vão em grupos, tomando o espaço. A própria gerente é mulher, a Fernanda Westerhofer. Ela entende muito de cervejas e tem didática e tranquilidade para sugerir opções que vão do iniciante ao super entendido. Peça por ela e digam que foi indicação do #RoteirodaSara!

Pois, além das cevas tiradas, há também alguns rótulos em garrafas.

IMG_5901

E esses rótulos viram arte na entrada da cozinha. Achei divertido, esses detalhes dão o tom de alegria da casa.

IMG_5903

Inspirados, não?

Hora de conferir os cardápios e os preços. Os valores correspondem a fevereiro/2015.

Ah, olha que legal. A comanda traz na parte de trás o cardápio das torneiras de cerveja do dia. Como mudam com frequência, a solução foi super criativa.

IMG_5858

 

Lagom Brewery & Pub

Endereço: Rua Comendador Caminha 312 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS (em frente ao Parcão)

Telefone: (51) 3026-6660

 Horário de funcionamento:

Terças e quartas: das 18h às 23h3o

Quartas a sábados: das 18h às 24h

 

CARNAVAL: abre até sexta e reabre na quarta-feira.