* O conteúdo desse post é produzido no formato de branded content.
** O Roteiro da Sara traz mais uma parceria muito bacana: dessa vez com a Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do projeto Cozinhando com Gás Natural. Vou escolher um restaurante por mês e visitá-lo para contar o que descobri por lá, sem que os proprietários e a equipe saibam disso. O que esses restaurantes precisam ter em comum? O uso do gás natural nas suas cozinhas. Sim, gente, eu sei – meu trabalho é muito legal. E vocês não fazem ideia dos lugares deliciosos por onde vou passar. Se você ficou curioso sobre o gás natural, no final do post conto um pouco sobre seu uso indicado e relação com meio ambiente. No mês passado estive no O Galo Cinza, e você pode conferir clicando aqui!
Nem sei porque até hoje ainda não tinha ido no Rock’s. Quando coloquei a foto desse filé no Instagram, teve gente até fazendo piada pela minha demora – afinal, é um clássico de Porto Alegre.
Fui lá na última sexta, com a Priscila de Martini, minha roomie para sempre (foi com ela que morei a primeira vez aqui na cidade. Acho que foram uns bons cinco anos – sou péssima para contar tempo e datas). De cara, já amei o cardápio – filés, massas, comida típica alemã. Os preços podem assustar de início – R$90 por um filé – mas a comida é farta e nós dividimos pratos e ainda levamos para o almocinho de domingo. E o preparo era impecável – meu deu uma felicidade ter aplicado minha reserva de calorias (sim, agora só como coisinhas mais pesadas quando valem a pena) nesse jantar!
Primeiro, explico pra vocês um pouco mais do que escrevi ali em cima: esse é mais um post daquela série em parceria com a Sulgás, e a gente já vê, logo na entrada, que tem gás natural por ali!
O lugar fica na Auxiliadora e, se prepare – se chegar de quinta em diante, pode encontrar fila.
Mas, tudo bem – espera em uma das mesinhas da rua (tem gente que até come ali) ou em pé, mesmo.
Aproveita e pede um chopinho no ponto, pra já ir preparando o clima. Fazia maior tempão que não tomava um chope assim, geladinho, numa noite agradável. Desceu redondinho!
A Pri foi de suco de laranja (e, como vocês veem, não esperei pra fotografar com meu chopinho intacto por motivos óbvios).
Foram mais ou menos uns 30 minutos de espera. Pra gente, que tava em altos papos, passou voando. E olha que estávamos com fome.
O espaço é pequeno, mas muito bacana. Acolhedor, até.
Aí saí do chopinho (e foi um só) pra um vinho. Em taça. Bacana.
Eu e a Pri decidimos pedir um prato dos clássicos alemães e um dos tradicionais.
Começamos, é claro, com o Späetzle (um dos meus preferidos da culinária alemã – uma massinha mais “gordinha”, super saborosa). Em vez do gratinado, que seria minha opção, fui no À moda da casa, por sugestão do garçom. BINGO. Com cebola frita…
… e acompanhado do que eles chamam de dois medalhões de filé à milanesa.
Chamam, né? Porque, pra mim, são dois bifões deliciosos e gigantescos.
Esse prato ainda vem acompanhado de molho de mostarda, molho de nata e repolho à moda alemã – tipo chucrute mesmo, gente.
Só mais uma amostrinha. Depois de servirem, eles acondicionam na mesma travessa. COUSA LINDA.
Mas, vocês acham que foi só isso? Na na ni na não.
Logo que entramos, vi passar o maior filé que você respeita. Sério, vocês não estão entendendo.
Tentei vários pontos de vista, mas nenhum atende o que realmente é esse negócio. São, inicialmente, 750 gramas de carne. Que após o preparo ficam próximas de 600.
Esse é com molho de pimenta. Filé au Poivre.
Agora, presta atenção no ponto. Perfeito, perfeito!
Aí ainda acompanha uma batata suíça no pontíssimo perfeitíssimo.
É claro, como já disse, que levamos pra casa parte disso. Mmmm, tá, metade disso.
A pena é que não sobrou espaço para provar o Parmegiana. Tudo bem: é só pra voltar outra vez!
Achei isso bem bacana. Não sou fã da obrigação de fazer check-in para conseguir conexão de internet nos lugares. Mas essa ideia é legal. Compartilhar uma fotinho e receber, como agradecimento, um chope. De segunda a quarta, né!
Ah… sobremesa foi Torta de Sorvete. É das minhas preferidas.
Confere o cardápio do Rock’s:
* Valores de julho/2017
ROCK’S
Endereço: Rua Cândido Silveira, 246, Auxiliadora – Porto Alegre – RS.
Telefone: (51) 3085-0203
Funcionamento: de segunda a quinta das 17h30 às 23h30. De sexta a sábado das 17h30 às 0h. Domingo das 11h30 às 15h30.
Foi bacana conhecer um pouco mais sobre o gás natural com esse projeto Cozinhando com Gás Natural. Quem não passa por calçadas e/ou estradas e não fica curioso com os avisos do tipo “tubulação de gás” ou “não escave”?
Pois hoje o gás natural está presente em várias atividades comerciais e prestadores de serviços. Pra se ter uma ideia, a Sulgás tem como clientes hotéis, motéis, shoppings, hospitais, clínicas, supermercados, clubes, academias, escolas, universidades, padarias, restaurantes, lanchonetes, lavanderias e pet shops, entre outros.
Em restaurantes é uma opção moderna e mais segura: como o gás natural é canalizado, não tem botijões armazenados. Por ser mais leve que o ar, sua dispersão se dá rapidamente, evitando acúmulo de gás no ambiente em caso de vazamento, diminuindo o risco de acidentes.
Agora, o mais importante, pra mim, é a sustentabilidade: com alto rendimento térmico, o gás natural tem combustão completa, não gera resíduos e nem perda de combustível. O gás natural tem o que se chama de combustão limpa – uma queima quase perfeita, com baixíssima emissão de poluentes e de dióxido de carbono (CO2) – que é o principal causador do efeito estufa.
Quer saber mais? Confere aqui: Sulgás – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul.
Esse é uma postagem em formato de parceria comercial com a Sulgás. O conteúdo foi produzido e redigido pelo Roteiro da Sara (Sara Bodowsky) e a marca e o local que aparecem aqui estão em conformidade com as condições editoriais e a qualidade para publicação no blog e nos sites do Grupo RBS. A autora teve liberdade para escolher, avaliar ou vetar (se necessário) os restaurantes.
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.