Há tempos queria visitar o Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A gurizada do Destemperados (oi Diego!) já tinha dito – não perde!
Um pouco antes do final do ano resolvi levar minha mãe para finalmente conhecer a terra da uva e do vinho. E nossa parada para almoço não podia ser outra: a casa dos queridos Pessali e Clege. Um casal especial que já conhecia do Primo Camilo e do Pizza Entre Vinhos. Os dois personificam o que mais me atrai na Serra: amizade calorosa + boa comida.
A sequência é servida só ao meio-dia e custa R$65 por pessoa. Começa com uma saladinha colorida, mix de folhas e é claro, com a presença da uva, né gente! Muito saborosa.
Atenção pra polenta com ragu. Dei umas colheradinhas, porque sabia o que vinha em seguida (massa massa massa!)
Não, não era a massa. Era risoto de tomates secos. Me atraquei, azar.
Pausa praquela olhadinha lá fora. O Mamma fica junto ao hotel Villa Michelon e tem esse visual de fazer relaxar os ombrinhos e ficar só curtindo…
Massa! Me expliquem porque amo tanto, tanto comer massa em Bento? Ok, Bento, Pinto Bandeira, Guaporé, Porto Alegre… Esse é o fusilli a puttanesca.
E essa é a sobrecoxa ao molho de ervas. Pra mim um dos meus pratos preferidos.
Aí veio o tortei com tomates secos e castanha. Vocês vão me matar, mas passei. Não, não gosto de tortei. Eu sei, é quase uma heresia, mas são pouquíssimas coisas que não como nessa vida então tá tranquilo, certo?
Agora, esse filé no ponto ideal nossa… ideal, pra mim, é mal-passado. Mas eles trazem no gosto do cliente.
O garçon já estava se divertindo (porque tem muita paciência né) com meus pedidos de só um pouquinho deixa eu tirar foto antes de servir e aí resolveu fazer parte da direção de fotografia. Olha aí o talharim à bolonhesa (é uma mistura de palavras em italiano e português que eu faço, eu sei… mas tava delicioso do mesmo jeito!).
Aí chegou a hora do risoto de pato com raspas de laranja. Também não sou muito das raspas, mas esse risoto de pato, nossa.. tava muito bom!
E ainda tinha espaço! capeletoni de pato. Agora, sério: volto só pra esse capeletoni, pra sobrecoxa e pro filé.
Tá, minto. Volto também pra carbonara. Ok, volto pra tudo, que vocês me conhecem e não engano ninguém.
Ah, e pra fechar os trabalhos salgados: risoto de alcachofra.
Mas, aí o Pessali chegou e queria que provássemos um dos pratos que ele adora. E provamos, né, que quem está na chuva… é pra comer mais mesmo! Rondelli de zuca ao molho bolonhesa!
Pra finalizar: sorvete artesanal com calda de vinho.
Confere os valores da sequência. (O Mamma Gema também oferece cardápio a la carte)
* Preços de janeiro/2016
Endereço: Estrada RS-444, KM 18,9, S/N – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS
Telefone: (54) 3459-1392
Funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 15h30. Sábados e domingos, das 11h30 às 16h
ESTÁ PELA SERRA DA UVA E DO VINHO? CONFERE TAMBÉM:
De bicicleta pelo Vale dos Vinhedos
Cinco opções para curtir o fim de semana em vinícolas da serra gaúcha
Boa comida e tempo pra relaxar nos Caminhos de Pedra
Os espumantes e a comida italiana dos Caminhos de Pedra
A experiência de colher uvas à noite e o piquenique nos vinhedos da Larentis
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.