A minha primeira vez no Del Barbiere foi épica. Há muito queria conhecer essa famosa e super disputada cozinha de autor aqui no Centro Histórico de Porto Alegre, em plena Jerônimo Coelho. Todos os dias um prato diferente, com possibilidade de reservas em dois horários – ao meio-dia e às 13h30 – e sempre é bom reservar pra não ficar sem lugar (mas se você chegar e tiver mesa vaga, eles te colocam, sem problemas! O que pode acontecer é esperar um pouco…)!
Já havia provado a comida preparada pelo super Marcelo Schambeck um sem número de vezes, em eventos variados, e vivia naquele um dia a gente vai que nunca acontece!
Convidei para ir comigo uma amiga, a Fabi Aguinsky, que conheci na minha última ida a Rivera quando visitei a loja de queijos Le Carroussel (lembre aqui). Claro, a Fabi faz parte do grupo #mulheresquecomem (oi, Ju Palma e Tati Tavares!) então é parceira de descobertas gastronômicas.
Tudo começou com esse pão de malte. Não, você não está entendendo. Eu sofro vendo essa foto. Sofro demais. Lembrando do sabor desse pão fresquinho feito lá mesmo, desse azeite de oliva temperado com sal e ervas…. nossa!
Tinha visto o cardápio da semana e esse era o dia da famosa carbonara do Barbiere. Foi aí que decidi que era hoje!
A salada é aquela coisa que o Marcelo vai criando e fica maravilhosa. Folhas verdes com molho de tomates assados e ricota. Ainda bem que tenho modos e não passei o pãozinho no fundo do prato pra aproveitar todo o molhinho.
(Óbvio que passei, né gente! Vocês ainda não me conhecem?!)
O Marcelo, naquela gentileza dele, mandou um brinde especial pra gente: duas taças do espumante Marcelo Schambeck, feito nada mais, nada menos, pela Cave Geisse. Que também é vendido em taças.
Sobre carta de vinhos, tudo que o Del Barbiere tem está oferecido nas paredes. Os valores são bem bacanas e vale dividir uma taça – ou uma garrafa – com alguns amigos em um almoço mais especial.
A Fabi, que já mora no mundo do vinho (Rivera, Uruguai), pediu uma cerveja. Acabei tomando um pouquinho também do espumante dela… 😛
Bom, mas é hora da carbonara do chef. Sim, essa é uma massa diferente. Porque ela chega à mesa assim:
Viu a gema mole ali? O creme de leite? Tudo isso deve ser misturado pelo próprio cliente. No prato. Gente, é lindo e saboroso!
Nossa. Que vontade de voltar a esse dia e a esse almoço! <3
Mas ainda tinha a sobremesa: negrinho de gengibre com farofa de amendoim.
O mais fofo é que dá pra acompanhar pelo vidro o Marcelo trabalhando, super concentrado. Pode até abanar, viu? Ele é um querido e vai abanar de volta, daquele jeito meio tímido-mas-super-feliz dele (né Flavinha Mu? 😉
O lugar é todo confort food. Pra curtir um almoço fugindo um pouco da rotina e da correria.
Tão ligado em comida e memórias que tem até um lugar na parede pra dividir as suas. Se você for lá, vê se descobre a minha ali…
O Del Barbiere foi desenvolvido integrado com a cinquentenária Barbearia Elegante, do pai de Marcelo. No início, a barbearia funcionava junto com o restaurante, separada por um vidro. E assim foi até outubro de 2014, quando a barbearia fechou. Hoje, no lugar dela está a cozinha do restaurante. Mas objetos antigos que lembram a história do local.
Só cuide pra não perder a hora curtindo as paredes e vivendo a história do Del Barbiere e da Barbearia Elegante.
Aí eu tive que registrar, né: o Marcelo e a Fabi. E já trocaram umas ideias sobre gastronomia, queijos e fronteira (amo-amo-amo!).
Endereço: Jerônimo Coelho, 188, Centro Histórico – Porto Alegre – RS
Telefone: (51)3019-4203 (reservas das 9h às 15h)
Funcionamento: de terça à sábado das 12h às 15h.
Valores: de terça à sexta (couvert + entrada + prato principal + sobremesa da casa) – R$55. Sábado tem Menu de Feira (couvert + entradinha + entrada + principal + sobremesa) – R$94
O menu de todos os dias do mês está sempre disponível no site ou no Facebook do Del Barbiere.
CONFIRA OUTROS LUGARES BACANAS NO CENTRO HISTÓRICO
Duque: o café ilustre do Centro Histórico
Uma pâtisserie francesa no centro de Porto Alegre
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.