Post atualizado com valores de outubro/2015
A Nena morou quatro anos em Barcelona e voltou para Porto Alegre com a ideia de abrir um restaurante que tivesse a cara de coisa de casa. O pai sempre foi o cozinheiro da família, usando muito as receitas da avó. E cozinhava no sítio da família, que fica em Itapuã.
Foi assim que surgiu o Nena Bistrô – Comida de Sítio. Só o nome já derrete meu coração e seduz minhas memórias afetivas – que, como boa taurina, têm relação com os cinco sentidos. Minha visão, olfato e paladar enlouqueceram nesse lugar! E fica no Centro Histórico, o que dá um charme ainda maior ao local.
Olha a delicadeza dos objetos do sítio que vieram pra parede do bistrô.
O colorido é pensado pra fazer o lugar – que é pequenino – ainda mais aconchegante.
O cardápio está na parede. O que também é muito legal – e prático.
Os pratos mudam todos os dias. Não, melhor dizer o prato. Cada dia é uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Porque, vamos combinar, na casa da vó é assim, né? A gente vai ansioso pelo que ela preparou com carinho e amor. E sempre é algo gostoso.
Pra começar, pedimos um Chá da Nena. Uma mistura de vários chás. Eu gostei, já vem com um sabor docinho.
Aí a entrada. Pãozinho com pasta de berinjela. Essa pasta é agridoce, diferente.
A salada é orgânica do próprio sítio da família. Aquele mesmo, em Itapuã.
Agora, o prato principal: massa com molho branco da Nena. Tava maravilhosa. Parece pouquinho, mas não se engane: é a quantidade certinha.
Espera. Respira fundo e se prepara pro branquinho de colher com raspinhas de coco.
Eu amo docinho com café preto. Parece que as meninas do Nena leram meu pensamento – na hora ofereceram um cafezinho. Passado. E numa xícara que parece de boneca ou… do jogo da vó!
Falando em avó e em sítio, quase tudo no Nena Bistrô tem alguma história. Como o banheiro. Presta atenção no tampo da pia.
Essa madeira é de uma árvore que caiu no sítio. O pai, hábil, resolveu reaproveitar o material e transformou no móvel.
Se você reunir uma turma (não precisa ser muito grande, liga e negocia com a Nena), ela também abre o lugar à noite especialmente para grupos. É uma ótima opção pra um jantar de amigos ou encontro de empresa.
O lugar abre de segunda a sexta ao meio-dia. O valor do almoço é R$25. Tem happy hour a partir das 18h30 toda quinta-feira com cardápio de tapas e mini-porções. Aceitam cartão de crédito.
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 183 – Centro Histórico – Porto Alegre
Telefone: 3226-1729
Funcionamento: De segunda a sexta, das 11h30 às 14h.
Sábados das 12h às 15 com cardápio e valores diferenciados
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.