Os colegas da Rádio Gaúcha são naturalmente fãs de boa comida. Como viajam muito – especialmente a equipe esportiva – conhecem paradas saborosas nas rodovias gaúchas. O Zé Alberto Andrade, com a memória incrível que tem, é um deles. A dica de hoje veio de uma região que também é casa do Zé durante a folga do rádio. Fica em São Francisco de Paula, no km 127 da RS 020. Um pouco antes de chegar à Rota do Sol.
O Zé disse “o pastel de queijo é famoso na região”.
Bom, resolvi seguir a dica. Cheguei numa tarde de domingo, morrendo de fome depois de desbravar os cânions de Cambará do Sul (no sábado vou contar mais sobre essa aventura) sem almoço. Escolhi uma mesa perto da janela, nos fundos. A vista é maravilhosa.
Bom, aí pedi o pastel, porque a fome era enorme!
Pensava que seria maior, mas o recheio é incrível. É queijo colonial tipo mussarela. Não é o serrano, segundo me explicaram, porque os produtores locais ainda estão trabalhando na rotulagem do produto. Isso, também, é assunto muito interessante para outro post.
Por enquanto, confere o interior:
Já era cinco da tarde e eu não tinha almoçado. Mas não era só isso. Calculei errado a caminhada do dia, e estava com muita sede. Vocês não entenderam: essa jarra tem 1,2 L de suco de laranja.
Tomei como se não houvesse amanhã. Sensação maravilhosa. O suco é espremido na hora, nessa máquina:
Atrás dela já aparece uma parte do cardápio. Ele fica assim, na parede. Aqui está a outra:
Mas o negócio era que eu continuava com fome. Afinal, cânions e trekkings gastam caloria. Então resolvi pedir uma torrada. De pão caseiro, queijo colonial, salame, tomate e alface. Agora sim, era almoço.
Essa é a foto oficial. Mas precisava mostrar o que tinha dentro. Então olha:
Esse queijo derretendo é matador. E na variação do mesmo tema, olha isso:
Satisfeita, fui caminhar e conhecer o local. Super limpinho e com uma equipe atenta.
Eles têm também opções de doces. Não provei, mas pareciam apetitosos.
O Café Tainhas vende também queijo..
… e pão caseiro quentinho. Tinha também cuca, biscoito, grostolis (quem conhece grostoli? Típico da Serra Gaúcha, tem gente que compara com cueca virada. Mas é mais sequinho e crocante. Com açúcar e canela… nossa!).
Mas me controlei e saí só com o queijo.
E olha só: tem até lojinha do Radicci no local. O cara de Cacias está ganhando o mundo!
Café Tainhas
Endereço: RS 020, Km 127 – Vila Tainhas, São Francisco de Paula – RS
Telefone: (54) 3504-9309
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.