James Jim Douglas Morrison, conhecido mundialmente por ter sido vocalista da banda de rock The Doors, deixou sua marca registrada por onde passou.

Morrison era conhecido por sua “Spoken word” e poesias improvisadas enquanto a banda tocava ao vivo. Devido a suas performances e sua personalidade selvagem, ele é considerado por críticos e fãs como um dos vocalistas mais icônicos e carismáticos, além de pioneiro do rock da história da música.

Infelizmente, Jim também fez parte do “clube dos 27” – termo atrelado ao fato de inúmeros músicos famosos terem morrido aos 27 anos – causado por uma grave dependência de álcool que, juntamente com o consumo de drogas, culminou na sua morte precocemente. Alguns dizem que morreu devido a uma overdose de heroína, mas como não foi realizada autópsia, a causa exata de sua morte ainda é contestada.

Hoje completam 51 anos que Morrison nos deixou e como homenagem a esse grande artista, hoje vamos te contar a trajetória do cantor. Vem com a gente!

Primeiros anos

Jim Morrison era filho do almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos faziam parte da marinha americana. Seus pais eram do tipo conservadores e rigorosos, mas como deu pra perceber, Jim tomou rumos bem diferentes do que os pais tinham pensado pra ele.

Jim cresceu em locais como Alexandria, Virginia; Clearwater, Flórida; Washington D.C.; Albuquerque, Novo México; Claremont e Alameda, Califórnia; e em mais dois ou três sítios, devido à profissão do pai.

Jim viveu um período com os avós devido ao seus estudos na Flórida e isso o irritou um pouco. Ele percebeu que ficar bêbado e vivendo a vida boêmia deixava os avós bastante chateados e por isso começou a ter esse lifestyle.

Morrison se matriculou em diversos cursos na faculdade, mas o que ele queria cursar mesmo era Cinema na UCLA – contrariando a decisão dos pais. Até que em 1964 ele finalmente entrou com a permissão dos pais (mesmo tendo mais de 18 anos, ele precisava de ajuda financeira) e especializou-se em técnicas de filme. Porém nem tudo foi como esperava. A primeira e única passagem do seu filme de fim de ano atraiu comentários negativos tanto dos professores quanto dos colegas. Isso fez com que Jim cortasse todas as comunicações com a família, chegando mesmo a queimar cheques que lhe mandavam.

The Doors

Jim tornou-se um explorador da vida de festas, álcool e drogas no período em que residiu na Califórnia. Após a graduação pela UCLA, Morrison encontrouu com o seu antigo colega Ray Manzarek, leu-lhe alguns poemas (entre os quais o famoso “Moonlight Drive”), e ambos decidiram na hora fazer uma banda de rock.

Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore, que Ray conhecia das suas aulas de meditação. O nome da banda – The Doors – foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Huxley,

Em março de 1971, após todos os membros da banda terem decidido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada de sempre, Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita.

Carreira Solo: poesia e cinema

Morrison começou a escrever em sua adolescência. Na faculdade, ele estudou os campos relacionados do teatro e cinema. Desde sempre, ele tinha muita afinidade com poesias, e chegou a escrever dois volumes de sua poesia, em 1969, The Lords / Notes on Vision e The New Creatures. Esses dois livros foram depois combinados em um único volume intitulado The Lords and The New Creatures. Esses foram os únicos escritos publicados durante a vida de Morrison.

Depois de sua morte, dois volumes da poesia de Morrison foram publicados. O conteúdo dos livros foi selecionado e corganizado pelo amigo de Morrison Frank Lisciandro, e pelos pais da namorada Pamela Courson, que possuíam os direitos de sua poesia.

Morrison gravou sua própria poesia em um estúdio profissional de som em duas separadas ocasiões. A primeira foi em março de 1969, em Los Angeles, e a segunda ocorreu em 8 de dezembro de 1970. A última sessão foi assistida por amigos pessoais de Morrison e incluiu uma gama de peças esboçadas.

Morte

Jim Morrison morreu em Paris, no dia 3 de julho de 1971, na banheira de seu apartamento, aos 27 anos de idade. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pamela Courson consumia a droga (tanto que esta morreu de overdose em 1974, também com 27 anos).