A aclamada Elis Regina. Muita gente não sabe, mas Elis é gaúcha natural de Porto Alegre. Na capital gaúcha, sua família morava em um apartamento na chamada Vila do IAPI, no bairro Passo d’Areia, na zona norte da cidade.

Desde cedo, Elis já desenvolvia afinidade pela música: consta que aos três anos de idade já falava cantando. Nos anos seguintes, começou a aprender os sambas-canção que tocavam no rádio da época, cantados por Emilinha Borba, Cauby Peixoto, Marlene, Francisco Alves e sua paixão, Angela Maria.

Infelizmente, Elis nos deixou precocemente, com apenas 36 anos de idade. A causa da sua morte ainda deixa controvérsias entre os fãs e familiares. O laudo médico atestou que a morte da cantora foi em decorrência “de intoxicação exógena, causada por agente químico – cocaína mais álcool etílico”. O produtor musical Nelson Motta, amigo de Elis, afirmou em uma entrevista à revista Quem, que houve uma fatalidade, e que ela morreu por acidente, de parada cardíaca. Segundo ele, Elis não era uma pessoa que utilizasse drogas frequente , que corresse o risco de uma overdose por isso.

Mesmo tendo partido cedo, Elis Regina nos deixou o seu legado com músicas e álbuns inigualáveis. Para homenagear essa ilustre cantora, separamos 5 curiosidades sobre a vida, carreira e pessoa de Elis. Confira:

1- Elis foi reprovada por Tom Jobim, em 1964, durante as audições para o disco Pobre Menina Rica, sob a alegação de que ela ainda era muito atrasada. Dez anos depois, gravaram juntos o disco Elis & Tom, um dos discos de referência da MPB. O álbum foi o presente dado à Elis pela gravadora ao completar dez anos de gravações na antiga Philips, atual Universal.

2- Elis não gostava de cantar sucessos antigos em seus shows. A partir de 1978 deixou de cantar “Romaria” por conta de um episódio envolvendo uma fã. Particularmente, foi após uma fã vir lhe pedir um autógrafo aos prantos, carregando consigo uma imagem de Nossa Senhora. Na visão de Elis, era como se ela viesse receber uma bênção.

3- Elis já chegou a trabalhar em rádio. Em 1º de dezembro de 1958, com 13 anos, iniciou a sua carreira profissional, contratada por Maurício Sirotsky Sobrinho para a Rádio Gaúcha, passando a ser chamada de “a estrelinha da Rádio Gaúcha”. Nesse mesmo ano, foi eleita a “Melhor Cantora do Rádio Gaúcho” de 1958, em concurso realizado pela Revista de TV, Cinema, Teatro, Televisão e Artes,

4- Ela impressionou o maestro inglês Peter Knight e sua orquestra ao gravarem o disco “Elis in London”, de 1969, ao vivo, sem repetir nenhuma das doze canções. Ao final da gravação, foi aplaudida em pé pelos músicos. Infelizmente, o disco só foi lançado no Brasil em 1982, após a sua morte.

5- Elis era tão forte e presente no palco que deixava os próprios compositores das canções que cantava receosos de gravar suas próprias músicas. Gilberto Gil, após vê-la cantando “Se eu quiser falar com Deus” em um show, se perguntou: “Como é que eu vou cantar essa música agora?”