Todo mundo já sabe que o disco “Nevermind” foi um dos maiores sucessos do Nirvana. O bebê na capa deu o que falar (inclusive ano passado processando a banda). Mas o que muita gente não sabe é a origem de algumas das principais faixas do álbum, que esconde uma sombria e triste história real.

Lançado em 1991, a música “Poly” é baseada em uma história real que envolve abusos. Já destacamos de antemão que o conteúdo da música tem gatilhos de violência – embora a melodia não transpareça isso. No Além da Letra de hoje, você vai descobrir a história que inspirou Kurt Cobain a escrever o hit. Vem com a gente!

A canção foi sucesso imediato desde o seu lançamento. Contudo, Kurt teve um terrível crime ocorrido em 1987, em Tacoma, Washington, como inspiração. A letra conta a história do sequestro e estupro de uma garota de 14 anos. Em 1987, ela saía de um show de punk rock quando pegou carona com o criminoso Gerald Arthur Friend.

Gerald já havia cometido o mesmo crime em julho de 1960. Foi preso e condenado, mas com 20 anos de prisão, pode adquirir a liberdade condicional. No dia do crime, Gerald ainda era um reincidente.

Com a repercussão do caso em Tacoma, Kurt escreveu a letra aproximadamente um ano depois do ocorrido, em 1988. A letra de Polly narra o fato através do ponto de vista do abusador. Cobain chegou a ler o artigo sobre o caso e ficou impressionado. Logo, escreveu a letra, mas colocou a vítima em outra posição, como se ela tivesse convencido o sequestrador a deixá-la ir.

Ao compor Polly, ele denunciou o estupro e serviu de conscientização de como pode ser a mente de um criminoso/abusador. Ele foi um dos primeiros artistas de rock da época a a se posicionar sobre questões sociais e de gênero.

Agora que você já sabe a história completa por trás do ocorrido, que tal relembrar a música? Aperta o play!