Não é novidade pra ninguém que sexta-feira é dia de filmes biográficos aqui no blog da 102.3. A escolha de hoje é nada mais, nada menos, do que a história da estrela do rock nacional Renato Russo com “Somo Tão Jovens”. Já prepara a pipoca que esse filme merece.

Sinopse

O ano era 2013 e o Brasil se deparava com uma das melhores obras cinematográficas já feitas. “Somos Tão Jovens” é um filme biográfico sobre a juventude do cantor Renato Russo, que quando jovem, se mudou para o Rio de Janeiro e começou a sofrer de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o confinou à cadeira de rodas após uma cirurgia.

Como foi obrigado a ficar em casa e sendo tratado com morfina, o jovem começou a traçar seus planos de se tornar o maior roqueiro do Brasil, fundando, em 1979, a banda punk Aborto Elétrico. Logo depois rompeu com o grupo para se tornar o “Trovador Solitário” e, mais tarde, criou a banda Legião Urbana.

Curiosidades

– O título original era Religião Urbana, mas a mãe do cantor afirmou que Renato Russo odiaria a ideia porque não gostava da veneração “meio religiosa” que existia. Segundo ela, ele dizia que “não tinha vocação pra padre, nem pastor”. A sugestão do novo nome, Somos Tão Jovens, foi dela.

– O ator Eduardo Moscovis (Cabeça a Prêmio) chegou a ser cogitado para viver Renato Russo, mas a opção final acabou sendo por Thiago Mendonça. Esta foi a segunda vez que Mendonça interpreta um astro da música. A primeira foi em 2 Filhos de Francisco (2005), onde viveu o personagem Luciano da dupla Zezé di Camargo & Luciano.

– Nicolau Villa-Lobos, filho do baixista Dado Villa-Lobos, é quem interpreta o próprio pai no filme.

– As filmagens começaram somente no primeiro semestre de 2011, quatro anos após a conclusão do roteiro final

– Foi o próprio Thiago Mendonça quem cantou as músicas de Renato Russo em cena. Para tanto o ator teve aulas de voz e violão antes de assumir o papel.

– Todos os números musicais vistos em cena foram gravados ao vivo nas filmagens.

Prêmios

– Em agosto de 2014, foi anunciado as indicações do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e Somos tão Jovens recebeu cinco delas, porém venceu apenas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com o prêmio para Bianca Comparato.

Ficou curioso para assistir? Então dá uma conferida no trailer para se apaixonar mais ainda pelo filme!