Não é novidade pra ninguém que sexta-feira é dia de filmes biográficos aqui no blog da 102.3. A escolha de hoje é nada mais, nada menos, do que a história da estrela do rock nacional Renato Russo com “Somo Tão Jovens”. Já prepara a pipoca que esse filme merece.
Sinopse
O ano era 2013 e o Brasil se deparava com uma das melhores obras cinematográficas já feitas. “Somos Tão Jovens” é um filme biográfico sobre a juventude do cantor Renato Russo, que quando jovem, se mudou para o Rio de Janeiro e começou a sofrer de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o confinou à cadeira de rodas após uma cirurgia.
Como foi obrigado a ficar em casa e sendo tratado com morfina, o jovem começou a traçar seus planos de se tornar o maior roqueiro do Brasil, fundando, em 1979, a banda punk Aborto Elétrico. Logo depois rompeu com o grupo para se tornar o “Trovador Solitário” e, mais tarde, criou a banda Legião Urbana.
Curiosidades
– O título original era Religião Urbana, mas a mãe do cantor afirmou que Renato Russo odiaria a ideia porque não gostava da veneração “meio religiosa” que existia. Segundo ela, ele dizia que “não tinha vocação pra padre, nem pastor”. A sugestão do novo nome, Somos Tão Jovens, foi dela.
– O ator Eduardo Moscovis (Cabeça a Prêmio) chegou a ser cogitado para viver Renato Russo, mas a opção final acabou sendo por Thiago Mendonça. Esta foi a segunda vez que Mendonça interpreta um astro da música. A primeira foi em 2 Filhos de Francisco (2005), onde viveu o personagem Luciano da dupla Zezé di Camargo & Luciano.
– Nicolau Villa-Lobos, filho do baixista Dado Villa-Lobos, é quem interpreta o próprio pai no filme.
– As filmagens começaram somente no primeiro semestre de 2011, quatro anos após a conclusão do roteiro final
– Foi o próprio Thiago Mendonça quem cantou as músicas de Renato Russo em cena. Para tanto o ator teve aulas de voz e violão antes de assumir o papel.
– Todos os números musicais vistos em cena foram gravados ao vivo nas filmagens.
Prêmios
– Em agosto de 2014, foi anunciado as indicações do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e Somos tão Jovens recebeu cinco delas, porém venceu apenas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante com o prêmio para Bianca Comparato.
Ficou curioso para assistir? Então dá uma conferida no trailer para se apaixonar mais ainda pelo filme!
COMENTÁRIOS
Ao enviar seu comentário você automaticamente concede AUTORIZAÇÃO para utilizar, reproduzir e publicar sua imagem e comentário, incluindo o conteúdo das suas declarações e opiniões, através de qualquer meio ou formato, em veículos de comunicação integrantes do GRUPO RBS.