O nosso Camaleão do Rock sempre foi o responsável por escrever letras e criar músicas incríveis. Durante 50 anos de carreira, ele se reinventou inúmeras vezes, servindo de exemplo para diversos fãs e admiradores.

Uma de suas composições mais icônicas é “Heroes”, lançada na década de 1970. A canção virou sua marca registrada e integra várias listas de músicas mais ouvidas ao redor do globo.

Por mais que possa parecer – e seja – um símbolo de luta política pela libertação da Alemanha dividida pelo Muro de Berlim durante a Guerra Fria, a música foi escrita por uma perspectiva diferente de Bowie. Ficou curioso para saber qual? Então continua aqui com a gente, pois o Além da Letra de hoje é dedicado a David Bowie com “Heroes”.

Heroes foi composta e gravada durante a chamada “Fase Berlim” de David Bowie. Em 1976, o cantor se mudou para a capital alemã e viveu por lá durante 3 anos. Nesse tempo, sua experiência artística foi intensa e claro que o cenário local e político da época influenciaram para a construção das letras.

Quando foi escrita o contexto realmente era propício para composições desse tipo. Porém, de acordo com o próprio David Bowie, ele escreveu a música inspirada em uma cena romântica. Ao observar o seu amigo e engenheiro de som Tony Visconti beijar a namorada próximo ao Muro, ele teve a ideia para a música – o que é possível perceber logo na primeira estrofe da canção.

Fazendo uma interpretação mais apurada, é possível deduzir que esses dois namorados retratados na música estão separados pelo Muro de Berlim, um na Alemanha Ocidental e o outro na Oriental.

Agora que você já sabe da história, que tal relembrar esse clássico? Aperta o play e curta Heroes.