Se falou em Reggae, falou em Bob Marley! Ele foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, famoso no mundo todo por propagar internacionalmente o ritmo musical.

Suas músicas ficaram conhecidas por tratar de temas político-sociais e espirituais, denunciando o racismo, a desigualdade, o colonialismo e a guerra. Foi reconhecido como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado um símbolo de resistência negra, espiritualidade e luta por justiça social.

Devoto do movimento religioso Rastafári, a vida e a obra de Bob Marley foram profundamente influenciadas por sua fé. Sua música serviu de porta-voz às convicções e temas da fé Rastafári, como as interpretações afrocêntricas da Bíblia e o pan-africanismo.

A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas das músicas menos militantes do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história e foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Marley sofria de uma doença chamada “cranco”, que resultou na sua morte precoce em 1981, no auge de sua carreira.

Que ele sempre será o ídolo do reggae internacional, não é novidade pra ninguém. Mas agora nós vamos te contar 5 curiosidades sobre Bob Marley qye você provavelmente não sabia. Confira:

1- Bob não era só amante do futebol, como também do Brasil. Em 1980 até jogou com grandes nomes da Música Popular Brasileira como Chico Buarque, Alceu Valença e Toquinho. Na ocasião, Bob vestiu a camiseta 10 do Santos, que posteriormente ficou de presente para ele.

2- O artista foi pai de 11 filhos e adotou duas enteadas. Como relatou Rita Marley em sua biografia, No Woman No Cry: Minha vida com Bob Marley (2004), o casal teve apenas quatro filhos, mas Bob teve diversos casos de infidelidade. Durante e pós vida, Bob sofreu mais de 100 processos de paternidade. Desses, apenas sete foram confirmados.

3- Em 1976, Bob sofreu um atentado à Jamaica para uma apresentação gratuita no evento “Smile Jamaica.” Ele e a esposa, Rita Marley, e o empresário Don Taylor foram baleados enquanto ensaiavam. As motivações para o atentado não são claras até hoje, e o artista realizou o show mesmo depois do ocorrido.

4- O artista sofria de uma doença chamada “cranco”, e ela foi originada por machucar o dedão do pé durante uma partida de futebol. Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, porém Marley recusou-se a fazê-lo devido à sua filosofia rastafári, de que “o corpo é um templo que ninguém pode modificar”. O cancro espalhou-se para o cérebro, o pulmão e o estômago.

5- Em 1968, Bob passou um mês na prisão na Jamaica por porte de maconha. Durante este tempo, conheceu alguns prisioneiros com os quais criou forte relação. Eles o motivaram a escrever músicas com mensagens políticas mais contundentes. Em 1977, voltou a ser detido pelo mesmo motivo, em Londres. Devido ao uso religioso da maconha pelos rastafaris, Bob foi um ativo defensor de sua legalização.

 

Eaí, já sabia de alguma dessas curiosidades?