Após 20 anos de espera, o álbum “Toy” ganhou um lançamento oficial para 9 de janeiro de 2022. O projeto era pra ter sido lançado em 2001, mas acabou sendo arquivado.

O álbum consiste em algumas recriações inéditas de Bowie, com suas primeiras composições. O cantor, morto em 2016, teve a ideia de revisitar algumas das músicas que gravou, sem sucesso, nos anos 60, no ano 2000, aproveitando a banda que o acompanhava ao vivo naqueles dias.

O cantor regravou músicas como “Can’t Help Thinking About Me”, “The London Boys” ou “Conversation Piece”, que era conhecida apenas por seus fãs mais ativos, mas com o clima do século 21. Ou seja, não houve uma tentativa de se fazer um disco “com cara de anos 60”.

O problema é que a sua gravadora da época, passava por um de seus piores momentos – época em que os downloads ilegais começaram a corroer a indústria da música – e os executivos não achavam que um disco cantando velhas, e desconhecidas, músicas fosse comercialmente viável.

Descontente com a decisão, o cantor assinou com a Sony, mas preferiu entrar na nova companhia com um disco efetivamente novo, o bem recebido “Heathen”, de 2002. “Toy” acabou sendo engavetado, ainda que uma versão tenha vazado por volta de 2011 – a dúvida sobre quem o colocou na Internet ainda persiste, e há mesmo quem creia ter sido uma decisão do próprio Bowie.

Para que os fãs sintam o clima em cima de Toy, a faixa “You’ve Got A Habit Of Leaving” foi disponibilizada pata os serviços de streaming nesta quarta-feira (29) e pode ser conferida no player abaixo: