Que os Beatles são uma das relíquias do rock, disso a gente não tem dúvida! Considerada o grupo mais influente de todos os tempos, foi formada em 1960 na cidade de Liverpool.

Com os integrantes ilustres John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, em 1964 lideraram a “Invasão Britânica” do mercado pop dos Estados Unidos e quebraram vários recordes de vendas. A partir daí, produziram gravações cada vez mais inovadoras, incluindo os álbuns Rubber Soul (1965), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), tendo maior sucesso comercial com The Beatles (1968) e Abbey Road (1969).

Foram um dos pioneiros em gravação, composição e apresentação artística, o que os tornou o grupo que mais revolucionou aspectos da indústria da música e foi frequentemente divulgado como líder dos movimentos juvenis e socioculturais da época.

O grupo se desfez precocemente em 1970, mas a separação não impediu o sucesso se propagar durante várias gerações. Em 1988, foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, e todos os quatro membros foram nomeados individualmente entre 1994 e 2015.

Para te ajudar a ficar ainda mais por dentro da história da banda, separamos 5 músicas para entender a trajetória da banda. Aumenta o volume e vem com a gente!

1- Please Please Me
Canção que dá nome ao primeiro álbum dos Beatles, Please Please Me foi escrita por John Lennon e lançada em janeiro de 1963. A música alcançou o número um em todas as paradas do Reino Unido, exceto a Record Retailer, onde alcançou o número dois. Essa canção traria uma das principais e mais marcantes características dos Beatles: os contra-cantos.

2- She Loves You
O quarto single da banda que foi lançado em 1963. alcançou as vendas mais rápidas do que qualquer outro álbum do Reino Unido até aquele momento, vendendo três quartos de milhão de cópias em menos de quatro semanas. “She Loves You” é considerada a precursora da Beatlemania com o surgimento dos gritos, “yeah-yeah-yeah”, dando aos Beatles, no Brasil, o título de “reis do ié-ié-ié” durante os anos 60.

3- Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
Considerado o álbum mais aclamado dos Beatles. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, é a música que dá nome ao projeto. Segundo a descrição de um crítico do The Times, “foi um momento decisivo na história da civilização ocidental”. Dois dias depois do lançamento do disco, Jimi Hendrix já tocava a faixa-título em seus concertos, o que deixou McCartney particularmente emocionado.

4- All You Need Is Love
Canção que consagrou os Beatles em rede mundial. Ela surgiu através do primeiro evento transmitido mundialmente via-satélite, ao vivo simultaneamente para 26 países: o programa Our World. Foi então solicitado que o grupo escrevesse uma música cuja mensagem pudesse ser entendida por todos os povos do planeta, até que Lennon acabou escrevendo este clássico que se encaixou perfeitamente ao objetivo proposto. A canção trazia uma mensagem de paz nos tempos da Guerra do Vietnã.

5- Something
Something está presente no último álbum com os quatro integrantes, “Abbey Road. Foi lançada como single em 1969 e foi a primeira composição de George Harrison a ter sido lançada como single pela banda. O álbum marca um clima muito diferente dos outros, com um “que” de despedida, já que Lennon havia anunciado sua saída pouco antes do lançamento do disco.