Esse post tá especial para os cinéfilos. E pra quem gosta de cinema, o Oscar sempre é um momento especial, né? E sempre tem aqueles filmes tão maravilhosos que a gente não consegue entender como não ganharam a premiação final.

Pensando nisso, o Mood 102 de hoje é dedicado a cinco filmes que não ganharam o Oscar, mas deveriam. Confere aí!

1- Cidadão Kane (1941)

Apontado frequentemente como um dos melhores filmes já produzidos, a obra-prima do diretor Orson Welles, conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane em uma sequência de flashbacks. Um jornalista fica intrigado pela última palavra de Kane – rosebud – e tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata. O filme é tão sensacional, que até a BBC News chegou publicar uma matéria sobre “4 razões pelas quais o filme é considerado por muitos o melhor da história”.

2- Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Com um enredo de tirar o fôlego, Pulp Fiction conta a história de Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson). Eles dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder. Com esse elenco, já pode esperar um filmão!

3- Central do Brasil (1998)

Um filme emocionante digno de um Oscar. Nesse drama brasileiro, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

4- Cidade de Deus (2002)

Quando se fala em Cidade de Deus, ninguém compreende como nunca levou a estatueta pra casa. Ele retrata a história de Buscapé, um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita. Mesmo não tendo levado prêmio, esse filme sempre vai ser o vencedor para nós!

5- Clube da Luta (1999)

Um longa com várias mensagens subliminares, é preciso ver mais de uma vez para entender o que ele quer transmitir. Jack é um executivo jovem, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar, ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer e a conhecer estranhos como Tyler Durden. Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais

Agora que você já sabe que todos esses filmes são dignos de Oscar, é só escolher por qual começar assistir!