Dando continuidade ao mês Farroupilha, hoje é dia de falar sobre uma das bandas de Rock gaúcha mais importantes do cenário musical, Engenheiros do Hawaii.

A banda foi formada em 11 de janeiro de 1985, na cidade de Porto Alegre. Inicialmente o grupo era formado por Humberto Gessinger (vocal e baixo), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria). Antes de chegarem à sua formação final, a banda passou por algumas mudanças, sendo Gessinger o último integrante da formação original a permanecer na banda até a “pausa” ocorrida em 2008, por motivos particulares da banda.

Em 1986, os Engenheiros do Hawaii lançaram o seu primeiro disco “Longe Demais das Capitais”, onde destacaram-se as canções “Toda Forma de Poder”, que foi tema das novelas Hipertensão da Rede Globo e Vitória da RecordTV. “Segurança”, além de “Sopa de Letrinhas” e “Longe Demais das Capitais”.

Aclamados pelo público e massacrados pela crítica, os Engenheiros do Hawaii consagram-se no Rock in Rio II em 1991, arrancando elogios do jornal americano The New York Times, apesar de ignorados pela Folha de S. Paulo.

Quer saber mais algumas curiosidades da banda? Então continua com a gente aqui no post e confere!

1- A formação original dos Engenheiros do Hawaii aconteceu às pressas para abrir um show universitário em 1985, no mesmo dia da formação. O jornalista Alexandre Lucchese conta na biografia “Infinita Highway – Uma Carona Com os Engenheiros” que teoricamente, a banda deveria durar apenas 1 noite.

2- Humberto Gessinger e Carlos Maltz eram estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Não eram exatamente amigos, mas descobriram que um tocava guitarra e outro bateria, e assim juntaram-se para formar a banda.

3- O nome da banda veio de uma brincadeira que os membros da banda fizeram com os estudantes de engenharia da mesma faculdade que eles, em 1985. O nome surgiu para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rivalidade.

4- Na era de excessos de drogas lícitas e ilícitas na época em que começaram a fazer sucesso, a banda era considerada careta já que os integrantes não utilizavam nenhum tipo de substância. A banda também pegou fama de infantil por conta das diversas brincadeiras e sacanagens que os integrantes faziam entre si e com a equipe.

5- A banda brinca com a técnica de “Backward Masking”, popularmente conhecida como “mensagens invertidas”. Essa técnica é utilizada principalmente para reproduzir “mensagens subliminares”. Essa técnica ficou muito visível na música “Ilusão de Ótica”, quando Humberto entoa os versos “Hei, não roda assim! Não gosto que rode assim!”, incitando a ouvir do modo inverso, e ao se fazer isso, ouve-se o seguinte: “porque você está ouvindo isso ao contrário, o que você está procurando, hein!?!?”

Gostou de saber mais curiosidades sobre as bandas? Então continua acompanhando o blog da 102.3 FM, toda semana tem mais!