Aproveitando que estamos no mês Farroupilha, que tal falarmos das nossas bandas de rock gaúchas? No Histórias do Rock de hoje, vai um especial do acústico MTV: Bandas Gaúchas.

Mas pra falar de rock gaúcho, vamos contextualizar um pouquinho na história. Até a década de 1950 o Rio Grande do Sul contava com um circuito de bailes e as chamadas reuniões dançantes, que eram formados por grupos sociais, grêmios estudantis, centros acadêmicos, salões paroquiais, entre outros.

Com o surgimento do rock and roll no final dos anos 1950 nos EUA e da Invasão Britânica ao longo dos anos 1960, a cena musical de Porto Alegre, e no Rio Grande do Sul em geral, sofreu um grande impacto e mudança. Pelo que estava acontecendo no resto do mundo, começaram a surgir pelo estado alguns “conjuntos musicais jovens” como eram chamados, tal como a Banda Apache, grupo formado em 1962 que é considerada a primeira formação de rock do Rio Grande do Sul.

No início dos anos 80, o rock no Brasil começa a se popularizar com bandas como a carioca BLITZ, o que abriu espaço para o gênero se desenvolver no Rio Grande do Sul. O dia 11 de setembro de 1985 por exemplo, é considerado um dia histórico para o rock gaúcho. Pela primeira vez bandas da cena local foram atração principal no ginásio Gigantinho com o festival “Rock Unificado”, até então palco de estrelas nacionais e internacionais. Apresentaram-se na ocasião diversas bandas como Garotos da Rua, Taranatiriça, Engenheiros do Hawaii, TNT, Os Replicantes, Astaroth, entre outras. Desde então, o rock do sul do Brasil começa a crescer e surgiram inúmeros grupos grandiosos, que são citados no vídeo que o Lelê Bortolachi preparou pra gente.

Em 2020, foi comemorado 15 anos do Acústico MTV: Bandas Gaúchas, um super projeto que foi ao ar em 2005 que valorizou as bandas de rock gaúchas naquela época. Cachorro Grande, Bidê ou Balde, Ultramen e Wander Wildner foram os anfitriões do Acústico MTV.

O projeto foi uma oportunidade das bandas chegarem ao centro do país e serem reconhecidas pelo Brasil, mas não foi tão fácil levar todas as bandas pra lá, não! Entretanto, o sucesso foi tamanho que as versões das músicas gravadas no acústico, se tornaram grandes hits que tocam até hoje na programação da 102.3 FM e no Brasil inteiro.

No vídeo especial do Histórias do Rock, o Lelê conta os melhores momentos do projeto, assim como as participações especiais de outros artistas importantíssimos da cena. Ficou curioso para saber a história toda? Então confere o vídeo completo aqui em baixo e bora reviver o melhor do rock gaúcho <3