Já se passaram 18 anos que Johnny Cash nos deixou. E é impossível falar do cantor sem falar da importância crucial que ele teve na música country!

John R. Cash além do rei do country, ficou conhecido como o “Homem de Preto”, por conta de sua característica vestimenta preta em suas apresentações. Cash virou um ícone artístico, misturando influências do folk, gospel e rock para firmar seu estilo que marcou gerações.

Considerado um dos músicos mais influentes do século XX, teve uma carreira que durou quase cinco décadas. Para muitos, ele foi a personificação do country. Sua voz sepulcral e o distintivo som “boom chicka boom” – que remete ao som de um trem de carga – de sua banda de apoio “Tennessee Two” são algumas de suas marcas registradas.

Com uma história bastante humilde e conturbada pela morte do seu irmão Jack, Johnny retirou forças para se tornar um grande nome da música reconhecido mundialmente. E hoje aqui no blog da 102.3, vamos relembrar alguns dos seus sucessos marcantes, que até hoje serve de inspiração para todos. Aperta o play <3

I Walk The Line
Lançado em 1956, “I Walk The Line” foi o primeiro grande sucesso de Johnny Cash. Com o tempo se tornou a assinatura sonora do músico. Na letra, é possível ver os traços do primeiro casamento do cantor e logo a frase Walk The Line se tornou um lema pessoal da trajetória dele, virando inclusive o título do filme biográfico do artista.

Hurt
Mesmo quem não é fã de música country e rock, já ouviu a música “Hurt”. É uma música lendária na carreira de Cash, mas que na verdade é um cover. A música foi composta por Trent Reznor, do “Nine Inch Nails”, mas foi na voz de Johnny que a letra encontrou seu par perfeito.

Folsom Prison Blues
Uma das assinaturas de Johnny Cash, Folsom Prison Blues foi inspirada no filme Inside The Walls Of Folsom Prison, de 1951. A canção fala de temas pertinentes à obra de Cash como prisão, assassinato e a vida dentro de trens, e consolidou a imagem de fora da lei do cantor.

Ghosts Riders In The Sky
Ghost Riders In The Sky foi composta por Stan Jone e ganhou sua versão gravada por Johnny Cash, onde a música ficou ainda mais conhecida pela interpretação da voz marcante de Johnny.

Man In Black
Aproveitando o apelido dado a ele por suas vestimentas pretas, ele compôs Man In Black, uma expressiva canção de protesto, na qual ele aborda as injustiças sociais e a Guerra do Vietnã.

Solitary Man
Um ano após ser diagnosticado com uma doença neuro-degenerativa, Johnny Cash inseriu no álbum de mesmo nome a canção Solitary Man, em 2000. A música narra desventuras amorosas que arrastam o protagonista para a solidão.

 

Reunir só alguns de tantos sucessos é uma tarefa difícil, mas aqui está a nossa homenagem de uma das maiores vozes que passou por aqui.