Quem ouve Pumped Of Kicks do Foster The People, com essa batida animada, leve e dançante, não imagina o que tem por trás da letra. O hit foi lançado em 2010, no primeiro EP da banda, e se tornou um sucesso viral, chegando à terceira posição da parada americana e ao 18º lugar no Reino Unido. Mas a letra traz um tema triste e bastante sério, vem entender mais.

Segundo o próprio Mark Foster, vocalista e compositor da banda, “Pumped Up Kicks” é baseada nos massacres ocorridos nas escolas dos Estados Unidos. Infelizmente, desde 2010, essas tragédias são recorrentes na vida dos americanos.

A música não faz uma crítica direta, mas o compositor retrata como seria a mente de um adolescente isolado e psicótico. A letra aborda a história de um personagem fictício chamado Robert, onde já no primeiro verso da música é mencionado: “Robert’s got a quick hand (Robert tem uma mão ágil)”.

O perfil de Robert é muito similar à maioria dos atiradores dos massacres. Segundo o Serviço Secreto Americano, os ataques tendem a ser premeditados, causados por adolescentes do sexo masculino que sofreram bullying ou algum tipo de intimidação pelos colegas, assim começam a desenvolver problemas mentais.

Muitas pessoas afirmam que a música parece encorajar a violência, mas Mark Foster sempre se defende contra isso, pois segundo ele, a letra foi uma tentativa de lembrar que o assunto tem a ver com saúde mental e que isso precisa ser discutido.

Agora que você já sabe o significado, que tal relembrar esse sucesso? Ouça “Pumped Up Kicks”.