É com muita tristeza que comunicamos o falecimento de Olivia Newton-John, cantora e atriz de sucesso dos anos 80. Ela faleceu na última segunda-feira (8), aos 72 anos, depois de uma longa batalha contra um câncer de mama que se espalhou para outras partes de seu corpo.

Dona de uma carreira longa e com sucessos estrondosos tanto na música quanto no cinema, Newton-John viveu o auge de popularidade entre o final dos anos 70, quando estrelou “Grease, ao lado de John Travolta, e o início dos 80 – “Physical”, lançado no final de 1981 passou dez semanas no topo da Billboard e foi considerado pela revista o grande hit de 1982.

Nascida em Londres em 1948, foi ainda criança para Austrália, onde logo cedo começou a demonstrar afinidade pela arte. Aos 17 anos, ela ganhou um concurso televisivo cujo prêmio era a gravação de um compacto na Inglaterra. Embora ela tenha feito sucesso depois, o disco não atingiu muitas pessoas.

Mas em 1971 o sucesso lhe alcançou como cantora de música country. Ela emplacou hits na Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, onde o álbum “Have You Never Been Mellow”, de 1975, chegou ao primeiro lugar.

Sua carreira deu uma guinada dramática quando acabou escolhida para o papel de Sandy Olsson na versão para o cinema do musical “Grease”. Um daqueles sucessos eternos, e imprevisíveis, o longa faturou mais de 366 milhões de dólares de bilheteria (para um custo de 6 milhões).

A sua trilha sonora também foi um sucesso global e de enormes proporções – em 1978 ela foi o segundo disco mais vendido nos Estados Unidos, atrás apenas de outra trilha emblemática: a de “Os Embalos de Sábado À Noite”.

Olivia Newton John gravaria em 1981 seu maior hit: “Physical”, com sua letra de duplo sentido e um clipe bem-humorado que emplacou na recém-lançada MTV se torna uma das canções onipresentes do ano seguinte. Até hoje a faixa segue inspirando novos artistas e produtores (um exemplo é a canção homônima de Dua Lipa).

Olívia deixou um legado de digna estrela da música e do cinema, onde vai ser lembrada eternamente pelos fãs e admiradores.