Quem já era nascido na época de 70, com certeza ouviu o fenômeno do rock que é o Dire Straits. Eles foram uma banda de rock britânica em meio ao movimento punk rock, mas isso não os impediu de se tornarem conhecidos mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum.

Um dos fundadores da banda, líder vocalista e guitarrista principal, é o Mark Knopfler – e mesmo que você não o conheça pelo nome, já ouviu muito da voz dele por aí. Hoje a gente trouxe 5 curiosidades sobre ele. Vem com a gente!

1- O seu primeiro álbum foi Golden Heart, de 1996. Porém, poucas cópias foram produzidas – e hoje são raríssimas. Escreveu também algumas trilhas sonoras e teve ainda uma outra banda, chamada The Notting Hillbillies.

2- Mark é considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos. Apesar de canhoto, ele toca como destro e de uma forma totalmente inovadora: com a combinação principalmente do polegar, do indicador e do dedo médio, sem o uso de palhetas.

3- Por incrível que pareça, ele já estudou jornalismo durante um ano em Harlow Technical College. Ele foi contratado como um repórter júnior em Leeds para o Yorkshire Evening Post. Dois anos mais tarde, decidido a concluir seus estudos, integrou a turma de Inglês na Universidade de Leeds.

 

 

4- Mark contou que em uma noite, o único instrumento disponível que tinha era um velho violão com o braço enfraquecido, com um encordoamento de cordas muito leves. Teoricamente, só poderia ser tocado com palhetas – mas Mark tocou o instrumento apenas com os dedos. Mais tarde, em um entrevista, ele afirmou: “Foi então que descobri minha ‘voz’ na guitarra”.

 

5- Ele era um artista super requisitado, chegando a ter participado de outros artistas muitos famosos, como Bob Dylan, Eric Clapton e B. B. King, e produziu álbuns para Tina Turner, Randy Newman e, novamente, Dylan.