Todo mundo sabe que quando Legião Urbana lançava uma música, não era apenas uma música qualquer: era uma obra-prima cheia de significados e sentimentos por trás da letra. No Além da Letra de hoje, vamos te contar a história por trás de “A Via Láctea”, sucesso da banda lançado em 1996. Vem com a gente <3

Composta por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, a música foi lançada no penúltimo álbum da banda e é considerada uma das músicas mais tristes da discografia da banda. Quando pesquisamos sobre o significado da canção, descobrimos que alguns fãs acreditam que a música fala da tristeza e pessimismo que Renato sentiu em seus últimos momentos de vida, que foram muito marcados pela AIDS.

Na letra, Renato se mostra inconsolável vivendo numa melancolia à espera dos dias de paz. Em partes da canção, ele relata como a febre não o deixa e como não consegue mais enxergar beleza na vida. A música pode ser considerada como uma forma de despedida, já que ela foi lançada um mês antes dele falecer. Ele agradece quem pensa nele, mas diz que a morte era a única solução para o alívio de sua dor.

Em uma análise feita por fãs, acredita-se que o nome da música Via Láctea pode fazer referência ao momento em que a alma transcende do corpo físico para o mundo espiritual.

Agora que você já sabe o significado, que tal ouvi-la novamente.