Os anos 80 foi marcado por muito rock (dos bons). E com ele, também nasceu a banda clássica de rock alternativo, Radiohead. Formada em 1985 por Thom Yorke, os irmãos Jonny Greenwood e Colin Greenwood, Ed O’Brien e Philip Selway, o seu single de maior sucesso “Creep”, foi lançado em 1992. O curioso é que quando o single foi lançado, ele não se tornou hit imediatamente. Ficou conhecido apenas após o seu relançamento, no ano seguinte.

A popularidade da banda no Reino Unido aumentou com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, The Bends, em 1995. Com o lançamento de OK Computer em 1997, Radiohead ganhou fama mundial. Contando com um som bastante expansivo e temas sobre a alienação moderna, OK Computer é aclamado até hoje como um marco dos anos 90.

Ainda em ascensão, no ano de 2000 e 2001, foram lançados os álbuns Kid A e Amnesiac, marcando o pico da popularidade dos Radiohead. Este período marcou uma considerável mudança no som do Radiohead, com a banda incorporando elementos experimentais de música eletrônica e jazz nas suas composições.

A Rolling Stone nomeou Radiohead um dos 100 maiores artistas de todos os tempos, e os leitores da Rolling Stone os votaram como o segundo melhor artista dos anos 2000. Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 2019.

Depois de muito falar sobre o sucesso de Radiohead, agora é hora de ouvir os hits pra você que não conhece pra você que já conhece e quer relembrar. Aperta o play <3

No Surprises

Creep

Fake Plastic Trees

Karma Police

High and Dry