A turnê do Metallica pelo Brasil tá dando o que falar – não apenas pela banda principal, mas também pella banda que está oficialmente abrindo os shows, a Greta Van Fleet.

Inúmeros fãs presentes no show não conheciam muito bem quem era essa tal de Greta, mas já adicionaram nas playlists assim que ouviram. Hoje a 102.3 veio te mostrar quem é essa banda revelação que está rodando o mundo. Vem com a gente!

Origem

Formada em 2012, Greta Van Fleet é uma banda de hard rock diretamente de Frankenmuth, Michigan. Seus integrantes são os irmãos gêmeos Josh Kiszka e Jake Kiszka (vocal e guitarra, respectivamente), além do irmão mais novo Sam Kiszka (baixo) e do baterista Daniel Wagner (amigo de infância dos irmãos Kiszka).

O nome da banda surgiu quando o avô de um dos integrantes mencionou que precisava cortar lenha para a senhora Gretna Van Fleet, uma residente de Frankenmuth. Como podem ver, na hora saiu o nome da banda.

Ao que tudo indica, a banda começou a ficar conhecida após o single “Highway Tune” aparecer em um comercial do Chevrolet Equinox em 2014, na região de Detroit. A partir daí, a música começou a aparecer em outros programas como “Shameless” e foi lançados no iTunes.

O EP de estréia, chamado Black Smoke Rising, foi lançado em 21 de abril de 2017. No mesmo dia, eles foram nomeados pela Apple Music como o novo artista da semana. Eles começaram uma tour em maio de 2017 para promover o EP com a banda The Struts. Em outubro do mesmo ano, a banda venceu o prêmio de “Melhor Artista Novo” no Loudwire Music Awards.

Estilo Musical

Há quem diga que Greta Van Fleet é uma evolução da banda Led Zeppelin, pela semelhança entre a sonoridade de ambas as bandas. Jake chegou a relatar que passou um ano realmente estudando intensamente o que Jimmy Page fazia a ponto de eu saber como ele pensava”, mas ele estudou outros guitarristas de rock clássico de maneira semelhante, mencionando especificamente Pete Townshend.

Mesmo tendo estudado o estilo de Jimmy Page, Jake conta que não conhecia Led Zeppelin até o colegial. Ele explicou que seu estilo de canto surgiu naturalmente um dia, enquanto lutava para ser ouvido pelo resto da banda. Em uma entrevista de março de 2018, Plant comentouso sobre Greta Van Fleet, “eles são Led Zeppelin I” e descreveu Josh como “um pequeno lindo cantor”.

Confira alguns sucessos da banda

Highway Tune

When The Curtain Falls

Heat Above

Black Smoking Rise